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Foto do escritorPedro Junceiro

Fábrica da HORSE em Aveiro já produz novo componente híbrido

Arranque da produção de módulo eletrónico de potência (PEB) para automóveis equipados com motores de combustão interna apoiados por motores elétricos.



Criada a partir de uma parceria entre a Renault e o Grupo Geely, a HORSE é uma entidade autónoma que tem a cargo o desenvolvimento de motores de combustão interna e sistemas híbridos para utilização em automóveis da Renault e da Geely, com um dos componentes fundamentais para essas motorizações a ser fabricado em Portugal.

 

Essencial para os novos sistemas híbridos e híbridos Plug-In (PHEV), o módulo eletrónico de potência (“Power Electronics Box”, em inglês) é responsável pela gestão dos dois motores elétricos em todos sistemas híbridos (HEV) e híbridos Plug-In da HORSE.

 

De acordo com a companhia, o módulo foi evoluído e simplificado para incrementar tanto a robustez como a fiabilidade, por isso integrando diversos sistemas fundamentais numa peça, como o inversor/conversor que converte a corrente contínua (DC) da bateria de alta voltagem na corrente alterna (AC) que alimentar os motores elétricos do sistema, unidade de refrigeração e conversor DC/DC, equipamento que permite converter a energia de alta tensão em baixa tensão para a rede de funcionamento de 14V, para utilização dos vários subsistemas do veículo, como as luzes, o rádio ou a carga para a bateria de 12V.



Nova era de produção

 

A HORSE espera produzir cerca de 60.000 unidades/ano deste componente, numa linha completamente nova para o efeito. Em 2025, ambiciona-se um aumento da produção para cerca de 230.000 unidades/ano. A companhia tem vindo a treinar os funcionários da fábrica para poderem lidar com as exigências destes novos moldes de produção, incluindo com recurso a ferramentas de realidade virtual.

 

Para Raynald Joly, diretor da fábrica da HORSE Aveiro, este é um passo muito importante para aquela unidade e a estratégia da companhia, a médio prazo, mas também o reconhecimento das competências de Cacia. “Com uma força de trabalho de 1300 pessoas, a fábrica de Aveiro é um excelente centro de habilidades e tecnologia posicionado, idealmente, para servir os clientes como o local principal de produção de um produto tão importante dentro da gama de híbridos”, garantiu.


Com um longo historial na produção de componentes para automóveis com mecânicas de combustão interna, nomeadamente caixas de velocidades, entre outros elementos, a fábrica da HORSE de Aveiro foi escolhida devido ao seu desempenho industrial, de acordo com a companhia liderada por Patrice Haettel.


Raynald Joly

"O início da produção do módulo eletrónico de potência em Aveiro representa um marco significativo, pois significa a transição para o fabrico de componentes eletrónicos para a HORSE em Portugal. Além disso, estamos a usar um processo de produção inovador que nos permite ter uma vantagem competitiva significativa. Isto aumenta, substancialmente, a nossa capacidade de produção, garantindo que podemos fornecer as principais tecnologias de veículos híbridos para os nossos clientes em todo o mundo”, refere o diretor da HORSE, que reafirma a intenção de se tornar num “fornecedor líder de sistemas de combustão de baixo carbono e motorizações híbridas".

 

Outro aspeto destacado pelos responsáveis da HORSE para a produção deste componente em Aveiro prende-se com os projetos de sustentabilidade que reduzem a pegada de carbono da fábrica, incluindo o maior campo fotovoltaico privado em Portugal.

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