Português da Porsche, na estreia do Mundial de monolugares elétricos no Circuito Marco Simoncelli, em Itália, venceu a ronda 6 da temporada de 2024, depois de arrancar de 14.ª posição da grelha de partida. «DAC Attack», exclamou o piloto
António Félix da Costa, que tem o acrónimo DAC inscrito no 9XX Electric da Porsche para identificá-lo, venceu a ronda 6 do Campeonato do Mundo de Fórmula E, ganhando pela 9.ª vez na categoria, mas apenas a 1.ª nesta Época 10 e desde o 5.º ePrix de 2023, na Cidade do Cabo, África do Sul, a 25 de fevereiro do ano passado. O português de 32 anos somou 25 pontos e "acelerou" de 11.º para 7.º no campeonato, passando a contar com 45 pontos, contra 73 do comandante novo da classificação, o britânico Oliver Rowland, da Nissan, o 2.º classificado esta tarde.
«Que corrida louca! Fui atingido várias vezes, mas sobrevivi a todos os toques e estivemos impecáveis na gestão da energia. A vida é assim, passamos por altos e baixos, estou aqui há 10 anos e sei bem como isto funciona. Tive a felicidade de ganhar, o que não acontecia há algum tempo. Consegui-o no momento certo. Espero que seja a 1.ª de mais vitórias este ano. Estou na equipa para ficar muito tempo», disse António, reagindo, indiretamente, aos muitos rumores que apareceram esta semana sobre a hipótese de abandonar a Porsche no final da temporada, para ceder o lugar ao suíço Nico Müller, da ABT Cupra.
Numa corrida com 28 voltas e dezenas de ultrapassagens, o português protagonizou mais de quatro dezenas (!), mas assumiu a 1.ª posição de forma definitiva na volta 26. Em 2024, no Mundial de monolugares elétricos, em seis ePrix, seis vencedores, prova inequívoca da competitividade muito acima da média da categoria. O campeão de 2023, o britânico Jake Dennis, da Andretti, terminou na 3.ª posição.
Amanhã, também no Marco Simoncelli, ronda 7 do campeonato, com qualificação (9h20 de Portugal Continental) antes do ePrix (28 voltas) marcado para as 14h04.
Comments