GEN3 Evo é o nome de batismo do monolugar elétrico com estreia marcada para a Época 11 do Mundial (2025). Trata-se de otimização da máquina em ação na categoria desde 2023 e distingue-se tanto por dispor de quatro rodas motrizes como por acelerar de 0 a 100 km/h em 1,82 s. Nem o RB20 de Max Verstappen é tão rápido!
A Fórmula E tem monolugar elétrico novo para a Época 11 de campeonato que passou a contar com o estatuto de Mundial na 7, após seis temporadas na condição de candidata ao reconhecimento dessa classificação pela Federação Internacional do Automóvel (FIA). O GEN3 Evo baseia-se no GEN3 introduzido em 2022, no arranque da Época 8, e mantém a potência máxima limitada a 350 kW, mas apresenta “mão cheia” de novidades para “boost” muito significativo nas “performances”!
A potência, na mudança do GEN3 para o GEN3 Evo, não muda, mas o monolugar de 2025 que acelerou publicamente, pela 1.ª vez, durante pausa na ação da ronda 8 do Mundial de 2024, no Circuito do Mónaco, com David Coulthard ao volante, tem imagem ainda mais extrema e pneus novos da Hankook – mais macios para mais aderência. Complementarmente, progressos na eficiência do sistema de propulsão e, também pela 1.ª vez, possibilidade de utilização do motor elétrico dianteiro para o acionamento das rodas, o que assegura a disponibilidade de tração integral, configuração que explica, por exemplo, o arranque 0-100 km/h em 1,82 s!
A potência do motor dianteiro, de acordo com a Fórmula E, encontra-se limitada a 50 kW, com os demais 300 kW disponíveis apenas no traseiro, mas os 350 kW, em 2025, poderão utilizar-se nos duelos da sessão de qualificação, no início do ePrix e durante as duas ativações do Attack Mode por corrida impostas regulamentarmente. Este monolugar, o mais rápido na competição automóvel, tem, também, asa dianteira e pontões laterais menos resistentes aerodinamicamente, o que contribui para esse aumento de velocidade reivindicado pela FIA e o promotor do Mundial. O trabalho de desenvolvimento demorou mais de um ano, com Bruno Correia, o português ao volante do Safety Car da categoria (e do Medical Car do Mundial de Fórmula 1!…), como piloto de testes.
No 0-100 km/h, não há mais rápido!
Na mudança do GEN3 para o GEN3 Evo, com a possibilidade de tração integral no arranque e o recurso a pneus mais aderentes, a aceleração 0-100 km/h do Fórmula E diminui de 2,8 s para 1,82 s. Nos desportos motorizados, não há máquina mais rápida! Fórmula 1 e MotoGP cumprem o arranque em cerca de 2,6 s. Outros registos: IndyCar, 3,0 s; Hypercar (WEC), 3,4 s; Fórmula 2, 2,9 s; Fórmula 3, 3,1 s; NASCAR, 3,4 s.
Segundo as simulações realizadas pelas equipas da Fórmula E e da FIA que trabalharam neste projeto, o GEN3 Evo, comparado com o GEN3, é 2 s mais veloz na volta no Circuito do Mónaco, antecipando-se, por isso, ePrix ainda mais excitantes durante as Épocas 11 (2024/2025) e 12 (2025/2026) do Campeonato do Mundo.
GEN4 no arranque da Época 13
O pacote Evo foi desenvolvido de forma a poder aplicar-se no chassis GEN3, o que reduz tanto as exigências de investimento como o número de componentes a substituir – logo, indiretamente, esta "fórmula" beneficia a sustentabilidade. O sucessor do GEN3, o GEN4, tem introdução planeada para o arranque da Época 13 (2027). E a promessa é de (outra!…) revolução, como demonstra a infografia exclusiva que publicamos nesta página, em baixo!
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