top of page
Foto do escritorPedro Junceiro

“Farpa” ao Governo italiano: 500 é ícone até sem símbolo

O Grupo Stellantis parece não esquecer as polémicas relativas à identidade italiana dos seus modelos e lançou um vídeo em que mostra como o seu 500 é um ícone identificável até sem símbolos.



O “braço de ferro” entre a Stellantis e o Governo transalpino conheceu episódios marcantes nos últimos meses, obrigando mesmo à renomeação do Alfa Romeo Milano para Junior e à remoção de símbolos italianos de mais de 130 unidades do Fiat Topolino apreendidos num porto de Itália. Em causa está a utilização de denominações ou símbolos que possam induzir em erro o cliente quanto à proveniência dos veículos, algo que está inscrito na própria lei italiana como a lei do “Made in Italy”.

 

Na sequência destas polémicas – às quais não serão alheias as questões de manutenção de linhas de produção em Itália –, agora foi a vez da Fiat responder simbolicamente ao Governo de Itália com um vídeo promocional em que mostra o 500e sem qualquer símbolo da marca.

 

Simplesmente denominado “Fiat/Sem Logo”, este vídeo de 30 segundos revela um Fiat 500e totalmente desprovido de marca ou de nome de modelo, transmitindo a mensagem de que a forma do pequeno elétrico fará com que seja sempre reconhecido.



“Se este carro não tivesse logótipo, se não tivesse nome e se não tivesse bandeira, se não tivesse nada que dissesse o que é, nem de onde vem, todos o reconheceriam na mesma”, ouve-se na narração, que prossegue. “Porque quando um carro tem um design icónico e sempre representou a alegria de viver, só pode ser italiano e só pode ser um Fiat”.

 

O 500e é produzido em Tychy, na Polónia, tal como outros modelos, incluindo o Alfa Romeo Junior, sobre o qual o ministro para o desenvolvimento económico e do “Made in Italy”, Adolfo Urso, opinou que não poderia chamar-se Milano por não ser produzido em Itália. Em resposta, a marca italiana escolheu outro nome, o Junior, também com grande tradição na Alfa Romeo.

0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page