Ferrari 499P também vence Le Mans-2025
- José Caetano
- 16 de jun.
- 4 min de leitura
Atualizado: 18 de jun.
A Ferrari, com o hipercarro da “equipa-cliente” AF Corse, ganhou a 93.ª edição das 24 Horas de Le Mans! Trata-se do 12.º sucesso da marca italiana na “maratona” no Circuito de la Sarthe, terceira consecutiva com o 499P, resultado que tem paralelo apenas no sucesso do 250 LM inscrito pela NART em 1965. Pilotos: Robert Kubica, Philip Hanson e Yifei Ye.

O 499P soma e segue em Le Mans! À terceira participação nas 24 Horas, a terceira vitória na corrida mais importante e mediática da resistência automóvel. Este ano, e depois dos sucessos de 2023 e 2024 (o primeiro com o hipercarro 51 e os pilotos Alessandro Pier Guidi, James Calado e Antonio Giovinazzi, o segundo com o 50 de Antonio Fuoco, Miguel Molina e Nicklas Nielsen), a Ferrari, que está no Mundial de Resistência (WEC) em parceria com a AF Corse, ganhou com o 83 e Robert Kubica, Philip Hanson e Yefei Ye, depois de 387 voltas ao Circuito de La Sarthe (ou 5273,26 km), o terceiro melhor registo de sempre numa história iniciada em 1923 (mais, só o Porsche 917K de 1971, com 397 voltas e 5335,31 km, e o Audi R15+ TDI, também com 397 voltas, mas percorrendo 5410,71 km…). O “cavallino rampante” ganhou a “maratona” pela 12.ª vez (primeira em 1949, com o 166 MM e Luigi Chinetti e Peter Mitchell-Thomson) – a Porsche detém o recorde de 19 triunfos.

E, assim, duas décadas depois da última vitória de equipa-privada nas 24 Horas (a norte-americana Champion Racing, que competiu em la Sarthe com um Audi R8 e JJ Lehto, Tom Kristensen e Marco Werner), o 499P 83 da AF Corse derrotou os 499P 50 e 51 da Ferrari AF Corse na ronda quatro do WEC de 2025, com 332.000 fãs nas bancadas e no recinto do circuito de Le Mans. Hanson e Ye, ambos com 24 anos e ex-parceiros de pilotos portugueses (o primeiro esteve com Filipe Albuquerque na United Autosport e o segundo com António Félix da Costa na Jota), conduziram de forma formidável, mas Kubica, 40 anos, desempenhou a função de “comandante”, realizando 43% das voltas e cinco turnos de condução consecutivos na ponta final da corrida que ganhou com 14,084 s de vantagem para o 963 número 6 da Porsche Penske Motorsport e Matt Campbell, Kévin Estre e Laurens Vanthoor.
Para Kubica, piloto com 99 grandes prémios, uma vitória (Canadá-2008 num BMW Sauber) e 12 pódios no Fórmula 1, redenção em Le Mans, depois do “desastre” de 2022 (em LMP2, vitória perdida na volta final, com avaria no sensor do acelerador). Robert é o primeiro polaco e a ganhar Le Mans à geral, Hanson soma esta vitória à de 2020 em 2022 e Ye é, também, o primeiro piloto chinês no topo das corridas de resistência. O 499P número 83, na grelha de partida, tinha apenas a 13.ª posição e nunca equipa tão mal classificada no arranque ganhara as 24 Horas!
Na terceira posição, a 28,487 s do primeiro classificado e a 14,403 s do segundo, o 499P #51 vencedor das 24 Horas de Le Mans-2023, com Antonio Giovinazzi, James Calado e Alessandro Pier Guidi, os pilotos que comandam o Mundial. E, depois de corrigida a classificação, V-Series.R #12 do Cadillac Team Hertz JOTA, o hipercarro na “pole position”, no quarto posto, que também cumpriu 387 voltas, mas acabou a 2.18,639 m do 499P #83.
Os outros participantes nesta categoria que registou só dois abandonos – o primeiro, o do V-Series.R da equipa norte-americana WTR e do piloto português Filipe Albuquerque, registou-se quase a meio da corrida, devido a problema mecânico – fizeram “apenas” 386 voltas, ou menos. Foi o caso do Toyota GR010 Hybrid #7, o quinto classificado. Este ano, a marca nipónica, que tem cinco vitórias, comemorou os 40 anos da estreia em Le Mans.
Inter Europol ganha LMP2, Manthey vence LMGT3
A categoria LMP2 deixou de competir no Mundial de Resistência, mas continua no “mapa” de Le Mans. Este ano, segunda vitória em três anos da equipa polaca Inter Europol Competition, com o Oreca-Gibson #43 de Smiechowski, Dillman e Yelloly, à frente do #48 da VDS Panis Racing (Gray, Masson e Perera) e do #199 da AO by TF (Hyett, Cameron e Deletraz). Os dois primeiros classificados realizaram 367 voltas ao Circuito de La Sarthe, mas o segundo terminou a 1.55,753 m do primeiro.
António Félix da Costa, no Oreca 07-Gibson #183 da AF Corse, que partilhou com os franceses Vaxivière e Perrodo, conseguiu a nona posição na categoria e ficou à “porta” do pódio em Pro-Am (quarto classificado). Resultado discreto no regresso do piloto português a Le Mans, após a ausência de 2024.

Em LMGT3, a Manthey 1ST Phorm, com o Porsche 911 GT3 R LMGT3 e Lietz, Pera e Hardwick, somou 2025 a 2024 Le Mans – Lietz conseguiu a sexta vitória da carreira nas 24 Horas. Depois de 341 voltas, Ferrari 296 LMGT3 #21 da Vista AF Corse, com Heriau, Mann e Rovera, segundo classificado, a 33,259 s, e Corvette Z06 LMGT3.R #81 da TF Sport, com Van Rompuy, Andrade e Eastwood, terceiro, a 1.11,710 m.
Bernardo Sousa, na estreia em Le Mans, partilhando a condução do Ford Mustang LMGT3 #77 da Proton Competition com Ben Tuck e Ben Barker, foi nono, a 3 voltas da equipa vencedora. Na ronda 5 do Mundial de Resistência, a 13 de julho, 6 Horas de São Paulo, no Autódromo José Carlos Pace (Interlagos), no Brasil.
Comments