A Ferrari inaugurou uma nova fábrica na qual irá produzir todos os seus automóveis, desde aqueles equipados com motor de combustão interna aos híbridos, passando também pelo primeiro elétrico a lançar em 2025.

Denominado “e-building”, em reconhecimento da sua faceta conectada e altamente avançada, este complexo de produção irá construir os novos modelos de combustão interna, híbridos e também o primeiro elétrico da Ferrari, previsto para 2025. Esta nova infraestrutura promete flexibilidade sem paralelo e elevada sustentabilidade.
Inaugurada na presença do Presidente de Itália, Sergio Mattarella, do Presidente da Ferrari, John Elkann, do CEO Benedetto Vigna e do Vice-Presidente Piero Ferrari, esta nova fábrica irá melhorar a flexibilidade de produção ao incluir num único espaço a produção de diversos tipos de motorização – incluindo novos elétricos, capazes de cumprir com os padrões de condução desportiva da marca italiana.
Asseverando que esta nova fábrica mantém o princípio de “qualidade acima da quantidade”, a integração da produção de toda a gama num único edifício vai permitir à Ferrari reorganizar todas as suas atividades de produção de forma mais eficiente entre as áreas já existentes em Maranello, melhorando também a sua capacidade de se adaptar às necessidades de produção consoante a procura dos clientes.
Este “e-building”, equipado com tecnologia de ponta, vai também produzir componentes elétricos estratégicos altamente relevantes para diferenciar a tecnologia da Ferrari e a performance dos seus carros – baterias de alta-voltagem, motores elétricos e eixos completos.
"Temos a honra de ter o Presidente Mattarella connosco para a inauguração do ‘e-building’, uma fábrica que combina a centralidade das pessoas no local de trabalho com o respeito pelo ambiente", comentou o Presidente da Ferrari, John Elkann. "Investir no nosso território é essencial para nos prepararmos para o futuro da Ferrari com confiança e confirma o nosso compromisso para com a excelência italiana e com o nosso país", acrescentou.
Sustentável e focado na formação
O “e-building” também foi pensado para oferecer elevada sustentabilidade, sendo alimentado, entre outras fontes, por mais de 3.000 painéis solares instalados no teto que produzem 1.3 MW no total. A ambição da Ferrari é que todo o edifício seja alimentado por energia renovável, tanto a partir de fontes internas, como externas, mas com garantia da sua origem “verde”. Outras medidas passam pelo reaproveitamento da água das chuvas e de energia elétrica.
O novo espaço da Ferrari tem uma altura de 25 metros com um formato retangular, tendo sido desenhado pela MCA – Mario Cucinella Architects, uma das companhias de arquitetura mais experientes em soluções sustentáveis.
Também a vertente da formação e do bem-estar dos trabalhadores foi tido em conta pela marca italiana, tendo áreas especiais para o treino dos funcionários com vista a novas competências laborais, nomeadamente, no âmbito da eletrificação, por exemplo, em relação à química e aos processos de montagem das baterias. Os robôs colaborativos também têm capacidades melhoradas, adaptando-se às necessidades do operador. Há ainda áreas de relaxamento e de conforto visual e acústico, bem como um misto de luz artificial e natural para incrementar o bem-estar dos trabalhadores.
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