Escuderia italiana e piloto monegasco mais fortes do que os rivais no primeiro dia de trabalho para a ronda 7 do Mundial-2024, o Grande Prémio da Emília-Romanha, no circuito Enzo e Dino Ferrari. Algo surpreendentemente, Red Bull e Verstappen a mais de 0,5 s! Hoje, qualificação para a corrida de amanhã
À sexta ronda de 2024 do Mundial de Fórmula 1, primeira corrida da temporada na Europa. Como habitualmente, no “arranque” do campeonato no Velho Continente, muitas escuderias com desenvolvimentos nos monolugares. A Ferrari apresentou-nos no SF-24 e Charles Leclerc confirmou os progressos da Scuderia, impondo-se nas duas sessões de treinos livres, primeiro com 1.16,990 m, depois com 1.15,906 m. McLaren e Mercedes também mostraram melhorias, enquanto a Red Bull, com Max Verstappen a lamentar-se, surpreendeu pela negativa, pela falta de ritmo.
Leclerc manifestou-se satisfeito com o progresso do SF-24, mas alertou a Ferrari e os “tifosi” para os perigos dos excessos de otimismo
“Senti-me muitíssimo bem, é verdade, tudo parece estar a funcionar como esperávamos e estamos em Itália, na nossa casa, e o apoio que recebemos estimula-nos ainda mais. Se mantivermos o nível durante todo o fim de semana, ótimo, mas penso que a situação pode mudar de forma significativa amanhã, devido a informações nas mudanças climatéricas, nomeadamente na direção e na intensidade do vento. Temos de manter os pés no chão e darmos o máximo na qualificação. Aqui, a posição em pista é importante», disse o monegasco de 26 anos, terceiro classificado no Mundial, com 98 pontos, a 5 de Sergio Pérez e 38 de Verstappen.
As estatísticas sustentam a teoria de Charles Leclerc. Nas 30 corridas de Fórmula 1 realizadas no Autódromo Enzo e Dino Ferrari (Itália em 1980, São Marino de 1981 a 2006 e Emília-Romanha de 2020 a 2022), 10 terminaram com vitórias dos pilotos na “pole position” e nove foram ganhas pelos segundos posicionados na grelha de partida. Em 2023, recorda-se, o Grande Prémio da Emília-Romanha introduzido no calendário do campeonato na temporada da primeira vaga da pandemia de Covid-19, foi cancelado, devido às inundações naquela região italiana.
A qualificação para a quarta edição do Grande Prémio da Emília-Romanha, corrida com 63 voltas a circuito que tem 4,909 km e 19 curvas marcada para este domingo (14h00 em Portugal Continental), realiza-se amanhã, entre as 15h00 e as 16h00. O ano passado, Max Verstappen e Red Bull imparáveis! Em 2024, apresentam-se em Itália depois de derrotados por Lando Norris e McLaren em Miami, EUA. E os sinais de hoje não foram, insiste-se, encorajadores…
Comments