top of page
Foto do escritorJosé Caetano

Ferrari “manda” em Itália

Atualizado: 21 de abr.

António Fuoco, no 499P #50 da AF Corse, garantiu a “pole position” para a ronda 2 do WEC de 2024. Na grelha de partida, nas primeiras três posições, só “cavallinos rampantes”! Em LMGT3, Porsche 911 GT3 R da Manthey PrimeRxcing no comando da tabela de tempos



Imola sucedeu a Monza como circuito da ronda italiana do Mundial de Resistência e o Autódromo Internacional Enzo e Dino Ferrari, na configuração com 4,909 km e  19 curvas adotada pela Fórmula 1 em 2008, foi muito favorável aos hipercarros da marca de Maranello que aceleram no WEC de 2024 (3), como demonstram as três primeiras posições dos 499P na qualificação para a corrida de 6 Horas de amanhã (“tiro de partida” às 12h00 de Portugal Continental), com o número 50, de Antonio Fuoco, Miguel Molina e Nicklas Nielsen na “pole position”, com 1.29,466 m! Na 2.ª posição, a 0,419 s, o 499P número 83, de Robert Schwartzman. Para os italianos, é a 3.ª “pole» na categoria a que regressaram em 2023.


O italiano Antonio Fuoco foi o autor da volta mais rápido de sessão de qualificação que também teve hipercarros da Porsche (963) e da Toyota (GR010 Hybrid) no topo da tabela de tempos, conseguindo-o na ponta final de sessão entusiasmante. Este domingo, na ronda 2 do WEC de 2024, vencedor da corrida inaugural do ano, o 963 número 6 da Porsche Penske Motorsport, de Kévin Estre, André Lotterer e Laurens Vanthoor, arranca da 4.ª posição, e o campeão em título, o Toyota GR010 Hybrid 8, de Sébastien Buemi, Brendon Hartley e Ryo Hirakawa, marcou só o 8.º registo!



No entanto, se a Toyota dececionou, Peugeot protagonizou desilusão ainda maior! Na estreia da versão-2024 do 9X8, o hipercarro número 93 de Jean-Éric Vergne e o 94 de Stoffel Vandoorne “saíram de cena” no primeiro segmento da qualificação e falharam a participação na Hyperpole para “arrumar” as primeiras 10 posições na grelha de partida, nas duas categorias do WEC (Hypercar e LMGT3). Vergne foi 14.º e Vandoorne15.º!


Na categoria LMGT3, depois do domínio inicial do Aston Martin Vantage AMR e dos Ferrari 296 da AF Corse, Porsche 911 GT3 R da lituana Manthey PureRxcing, equipa que venceu a corrida inaugural da temporada, os 1812 km do Catar, em Lusail, a 2 de março, com Aliaksandr Malykhin, Joel Sturm e Klaus Bachler, mais rápido, com 1.42,365 m. Em 2.º, a 0,693 s, o Vantage da Heart of Racing, com Ian James. 


Porsche 911 GT3 R

No WEC, em 2024, nenhum português entre os 110 pilotos em competição (56 em Hypercar e 54 em LMGT3). No entanto, na corrida mais importante da temporada, as 24 Horas de Le Mans, a 15 e 16 de junho, conte-se com a participação de Filipe Albuquerque em LPM2, num Oreca 07-Gibson da United Autosports USA. Este fim de semana, conimbricense na corrida 3 do IMSA, o campeonato norte-americano de resistência, num Acura ARX-06. Na sessão de qualificação para os 100 minutos no circuito citadino de Long Beach, na Califórnia, EUA, 8.ª posição.



0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Comentarios

Obtuvo 0 de 5 estrellas.
Aún no hay calificaciones

Agrega una calificación
bottom of page