A Flexis, "joint-venture" formada no ano passado por Renault, Volvo e empresa de logística (CMA CGM), prepara-se para lançar no mercado uma gama com três comerciais elétricos, todos com autonomias de até 450 quilómetros. Modelos no catálogo: Step-in Van, Cargo Van e Panel Van.

O início da sua produção está apenas previsto para 2026, na fábrica da Renault em Sandouville, na Normandia, mas a Flexis já deverá ter clientes interessados nos seus veículos, nomeadamente empresas como a DB Schenker, Colis Privé e HIVED, as quais podem representar, nos primeiros três anos, um volume de vendas de cerca de 15 mil viaturas.
Investimento de 350 milhões de euros
De acordo com as mais recentes informações oficiais divulgadas, terá sido feito, até ao momento, um investimento de 350 milhões de euros no desenvolvimento dos inovadores veículos comerciais elétricos, em particular na sua plataforma partilhada. Esta está equipada com uma arquitetura eletrónica desenvolvida pela Ampere, empresa do Grupo Renault, e é capaz de, por exemplo, enviar informação em tempo real para os gestores de frota de forma a tornar as tarefas profissionais mais eficientes.
Como argumentos da sua família de modelos, a Flexis destaca a versatilidade de um plano de carga baixo, a total personalização do espaço interior consoante as necessidades, bem como a integração de tecnologia de carregamento rápido e a já mencionada autonomia alargada de 450 quilómetros. Em termos de ergonomia e conforto de utilização, a Flexis concebeu igualmente uma posição de condução que visa proteger o estado de saúde do condutor, reduzindo o número de movimentos exigidos ao aceder e sair ao veículo, exercício que se pode repetir dezenas de vezes ao longo de um dia de trabalho.
Com a industrialização e pré-produção em plena fase de arranque, a Flexis já fabricou inclusivamente vinte unidades protótipo com as quais tem vindo a realizar diversos testes dinâmicos, tendo já acumulado 9 mil horas de condução desde março de 2024.
Em termos de gama, o Step-In Van é um furgão de dimensão média com portas dianteiras de correr e uma porta traseira, de acesso ao compartimento de carga, do tipo “persiana”, uma solução que, segundo a Flexis, é inédita no segmento no mercado europeu. No interior, está igualmente assegurado um acesso fácil entre o habitáculo e a área de carga com uma altura livre de 1,90 metros, permitindo que o condutor percorra confortavelmente o interior do furgão.

Já o Cargo Van está adaptado às necessidades das chamadas entregas urbanas do tipo “last mile”, mas não só, dispondo de uma caixa de carga facilmente convertível, capaz de integrar diferentes larguras, alturas e plataformas, bem como soluções modulares, incluindo, por exemplo, soluções refrigeradas.
Por último, o Panel Van é igualmente uma solução apontada às cidades, com um conceito versátil que visa, destaca a Flexis, responder às atuais limitações das soluções disponíveis no mercado, com uma capacidade de manobra otimizada e uma altura total de 1,9 metros que lhe permite aceder a garagens e parques de estacionamento subterrâneo.
No que diz respeito ao modelo de negócio, a empresa pretende comercializar os seus veículos comerciais elétricos diretamente aos operadores logísticos e aos gestores de frotas, mas fornecerá igualmente o Grupo Renault e a Renault Trucks, que os distribuirão sob as suas próprias marcas nas suas respetivas redes de vendas.
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