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Foto do escritorPedro Junceiro

Ford E-Transit Custom: até 337 km de autonomia

Novo comercial elétrico foi pensado para incrementar a taxa de veículos elétricos nas frotas das pequenas e médias empresas (PME), mais concretamente no setor dos furgões de uma tonelada. 



Lançada pela Ford num momento importante no que toca à adoção de veículos elétricos por parte das pequenas e médias empresas, a E-Transit Custom vai ao encontro das principais necessidades dos clientes empresariais que, cada vez mais, têm pela frente restrições de mobilidade pelas chamadas zonas de baixas emissões.

 

Assim, a E-Transit Custom combina a tecnologia avançada dos veículos elétricos com a plataforma digital e física de software e serviços da Ford Pro para ajudar as empresas a reduzir os custos de utilização, a trabalhar de forma mais eficaz e a simplificar a transição para os veículos elétricos.

 

A versão elétrica do furgão de uma tonelada mais vendido na Europa oferece novas características concebidas em função das necessidades das PME, incluindo a conectividade 5G de série ou funcionalidades mais ergonómicas como o volante basculante.



Duas versões de potência

Cada E-Transit Custom está equipada com motor elétrico montado no piso traseiro e orientado a 90 graus para maximizar o espaço de carga e reduzir o peso e a complexidade. Os clientes podem escolher entre potências de 100 kW (136 cv) ou 160 kW (218 cv) com um binário único de 415 Nm. A bateria (integrada no piso de carga) tem sempre uma capacidade útil de 64 kWh, para uma autonomia máxima de 337 km. Para otimizar a eficiência em termos de espaço e peso, os outros componentes da parte inferior da carroçaria são “encolhidos” à volta da bateria. O modelo conta com travagem regenerativa para condução com um só pedal, útil sobretudo em ambiente urbano.


A virtude elétrica é observada, também, na hipótese de equipar o sistema Pro Power Onboard de 2,3 kW para alimentar ferramentas elétricas e luzes exteriores para apoio ao trabalho

 

Para o carregamento, a Ford Pro apresenta uma solução integrada de carregamento doméstico para empresas - que inclui a instalação de uma wallbox conectada, software de gestão e manutenção - que será implementada nos principais mercados europeus. Com um posto Ford Pro Home Charger de 11 kW, uma carga completa demora cerca de 6h40. Num posto rápido (máximo de 125 kW), carrega de 10 a 80% em cerca de 39 minutos. Em testes de laboratório, um carregamento de 10 minutos acrescentou 82 km de autonomia.



Adicionalmente, o E-Transit Custom é o primeiro veículo elétrico a utilizar a tecnologia de bomba de calor com injeção de vapor para aquecer e arrefecer o habitáculo, de série. Este novo sistema foi concebido para melhorar a eficiência energética e otimizar a autonomia de condução. Os intervalos de manutenção estão estabelecidos em dois anos sem limite de distância, ao passo que todos os componentes de alta tensão beneficiam de garantia de oito anos ou 160.000 km.

 

Com a Ford a adiantar que as prestações são competentes para todos os tipos de utilização, estima ainda que a E-Transit Custom revele custos operacionais mais baixos em comparação com um veículo a gasóleo equivalente. No caso de veículo em questão, aponta até uma redução do custo de manutenção que pode chegar aos 40%.



As leis da conectividade 

Todas as E-Transit Custom estão equipadas com ecrã tátil de 13'' orientado no sentido do condutor para facilitar a utilização, servindo de base para o sistema de infoentretenimento SYNC 4, alimentado pelo modem 5G 3 para conectividade com o conjunto de tecnologias Ford Pro, bem como acesso à plataforma de comandos por voz da Alexa.

 

Adicionalmente, mais de 30 módulos separados são capazes de receber atualizações sem fios, as quais podem melhorar o desempenho do veículo, atualizar características existentes e adicionar funções e capacidades totalmente novas.



Sem trair a funcionalidade 

A E-Transit Custom não perde capacidades face a equivalente com motor de combustão, tendo o seu desenvolvimento sido efetuado com o apoio de clientes, nomeadamente de muitas PME, de forma a estabelecer as principais características e capacidades a oferecer pelo novo veículo.

 

Como resultado, a arquitetura totalmente nova privilegia a funcionalidade, com um piso de carga mais baixo e abertura de porta lateral para facilitar o carregamento, enquanto a altura total inferior a dois metros, na maioria das versões, permite acesso a áreas com restrições de altura, como parques de estacionamento subterrâneos. Ao nível do chassis, nota para as rodas dianteiras e torres de suspensão reposicionadas para melhorar o espaço e suspensão traseira independente com braços de ligação para melhorar a tração, o comportamento e a precisão em curva.



A gama será bastante abrangente, com os clientes a poderem especificar comprimentos de veículo L1 ou L2 e uma vasta gama de estilos de carroçaria para qualquer tipo de utilização comercial: furgão com volumes de carga até 6.8 m3 e cargas úteis brutas até 1011 kg, furgão de Cabina Dupla com uma segunda fila de três lugares e antepara fixa e Kombi, com flexibilidade máxima entre carga e até oito lugares. A capacidade de reboque fixa-se nos 2300 kg.

 

Três linhas de equipamento: Trend (base), Limited (jantes de liga leve 16'' e acabamento do compartimento de carga) e Sport (riscas na carroçaria, jantes de 17'' e habitáculo mais "premium").

 

Muitas empresas requerem características especializadas convertidas, tais como unidades de refrigeração ou iluminação adicional, pelo que a Ford Pro criou o Sistema de Integração de Veículos Ford Pro para tornar esse processo mais rápido, valendo-se de uma rede de cerca de 200 conversores aprovados na Europa, todos com apoio de fábrica.



Já disponível para encomenda, a E-Transit Custom é produzida na fábrica da Ford Otosan, na Turquia, juntando-se à gama de comerciais elétricos da Ford Pro para a Europa, juntamente com a E-Transit de maiores dimensões e a E-Transit Courier mais compacto, previsto para 2025. As primeiras unidades da E-Transit Custom deverão chegar a mercados selecionados no final deste verão, seguindo-se todos os mercados da União Europeia em 2025, com preços a partir de 58.350€ sem descontos.

 

Última nota para o facto de a Ford Pro disponibilizar uma outra oferta eletrificada, embora de âmbito híbrido Plug-In. Trata-se da Transit Custom PHEV, com sistema híbrido semelhante ao utilizado no Kuga Plug-In Hybrid, ou seja, um motor 2.5 a gasolina de ciclo Atkinson com uma bateria de 11,8 kWh (úteis) para um total de 233 cv e autonomia 100% elétrica até 56 km.

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