Modelo compacto da Ford termina carreira no próximo ano, de acordo com o responsável da divisão europeia da marca da oval azul, Martin Sanders, que não antecipa qualquer razão para mudar a estratégia de eletrificação planeada pelo fabricante de Dearborn, EUA.
Os últimos meses têm trazido sinais do abrandamento da procura de aurtomóveis elétricos no mercado europeu, com alguns fabricantes a ajustarem as suas estratégias ao abrigo dessa mesma flutuação. Marcas como a Aston Martin ou Bentley anunciaram adiamentos dos planos de ação, enquanto a Stellantis deu conta de que pode produzir versões térmicas dos modelos novos planeados como elétricos, originalmente, para fazer face à eventual mudança na procura. Mas, na Ford, o caminho parece sem desvios, com a marca a preparar-se mesmo para a eletrificação plena da gama.
De acordo com o responsável da divisão europeia da Ford, Martin Sanders, citado pelo site britânico Autocar, a produção do atual Focus não passará de 2025, traçando assim o ponto final para a carreira deste modelo compacto de segmento C.
Atualmente produzido na fábrica alemã de Saarlouis, o Focus é um dos modelos mais emblemáticos da Ford na Europa, mas com a estratégia de eletrificação a “todo o vapor” está confirmado o final da produção daquele modelo em novembro de 2025, tendo chegado a acordo recentemente com os parceiros sociais para um plano de redução gradual de postos de trabalho naquela fábrica. No mais recente acordo com os sindicatos, aponta-se para um despedimento de cerca de 3.500 pessoas após o final de produção do Focus.
O abrandamento da procura por elétricos poderia significar uma ligeira extensão de vida para este compacto, mas Sander garante, citado pela Autocar, que “não existem quaisquer planos para prolongar a produção do Focus”, reforçando a ambição de transição para a eletrificação que está em curso na Ford.
“A longo prazo, continuamos profundamente convencidos de que os veículos elétricos serão o futuro e iremos ver um aumento significativo no volume. No final deste ano, teremos uma ampla gama de veículos elétricos – quer no segmento dos ligeiros de passageiros, quer no de veículos comerciais – e somos bastante flexíveis para nos adaptarmos à procura do mercado. Para os próximos dois temos uma escolha ampla”, refere Sanders.
Ao longo deste ano, a marca irá prosseguir com a sua estratégia de novos lançamentos de veículos elétricos, com o Explorer já a entrar na fase de entregas aos clientes, naquele que é o primeiro modelo da Ford a ser concebido com base na plataforma MEB do Grupo Volkswagen.
Comments