A Ford vai ampliar a gama de opções disponíveis do Tourneo Connect de até sete lugares com a introdução de uma nova versão de motorização híbrida plug-in (PHEV), com a particularidade de permitir até mais de 100 quilómetros em modo elétrico. As encomendas deste novo Tourneo PHEV vão abrir no verão, estando as primeiras entregas previstas para o último trimestre do ano
Permitindo uma maior versatilidade para os clientes que procuram aderir à eletrificação, a nova Ford Tourneo Connect Plug-In Hybrid dá continuidade ao esforço de eletrificação da gama de veículos Tourneo da marca americana, que também incluirá o mais compacto E-Tourneo Courier de cinco lugares, o E-Tourneo Custom de oito lugares e o Tourneo Custom Plug-In Hybrid de nove
lugares.
Para a motorização, a marca escolheu um bloco 1.5 EcoBoost a gasolina, estando associado a um motor elétrico e a uma bateria de alta tensão para uma potência combinada de 150 CV e um binário máximo de 350 Nm. A completar este esquema técnico está ainda uma caixa automática de dupla embraiagem de seis velocidades. A bateria permite o carregamento rápido até 50 kW utilizando carregadores rápidos em viagens longas, ou pode ser totalmente recarregada em casa utilizando o carregamento de corrente alterna até 11 kW. Os valores homologados de emissões e de consumos serão revelados numa fase posterior, mas a marca americana espera conseguir obter 110 quilómetros de autonomia elétrica.
Os modos de condução fazem parte da lista de características deste novo modelo híbrido plug-in: o ‘EV Now’ ativa o modo puramente elétrico, enquanto o ‘EV Auto’ permite equilibrar melhor as prestações do motor a gasolina e da máquina elétrica para melhor se adaptar às condições
de condução. Outros dois modos conservam a energia presente na bateria para utilização posterior. O modo ‘EV Later’ faz com que a condução recorra apenas ao motor a gasolina, poupando toda a energia da bateria para utilização posterior, ao passo que o ‘EV Reserve’ poupa um nível de energia da bateria definido pelo condutor para ser utilizado mais tarde
"O Tourneo Connect tem tudo a ver com capacidade e flexibilidade e a nova opção PHEV acrescenta mais de ambos. Quer seja para ir à escola, para aventuras ou mesmo como veículo de trabalho, a generosa autonomia elétrica do Tourneo Connect PHEV significa que pode eletrificar muitas das deslocações dos nossos clientes com estilos de vida ocupados", explica Rich Hughes, gestor da gama Tourneo na Ford Europa.
Tecnologia ao serviço do condutor
Na vertente tecnológica, o Tourneo Connect PHEV apresenta um habitáculo espaçoso e versátil que inclui um cockpit digital com dois ecrãs de 10 polegadas e conetividade através do sistema de infoentretenimento SYNC, compatível com Android Auto e Apple Carplay sem fios.
O novo modelo eletrificado possui os mesmos sistemas avançados de assistência ao condutor que já ajudaram os modelos Tourneo Connect a gasolina e a gasóleo a receber a classificação máxima de cinco estrelas atribuída pela Euro NCAP. O conjunto de tecnologias de assistência inclui o Pro Trailer Backup Assist (assistente de marcha-atrás com reboque), Cruise Control adaptativo com função de Stop & Go, sistema de manutenção na faixa de rodagem e Exit Warning (alerta de saída do veículo para evitar embates em ciclistas ou peões ao abrir a porta).
Adicionalmente, no âmbito da conectividade, os clientes podem tirar partido da aplicação FordPass, que permite aceder de forma fácil a várias informações do veículo, como a autonomia elétrica restante, os níveis de carga da bateria e o tempo necessário de carregamento até estar completa. Para maior comodidade, a aplicação também permite alertas de manutenção, fecho e desbloqueio remoto das portas e apresenta a última hora e local de estacionamento conhecidos para ajudar a evitar multas.
Os clientes podem optar entre o Tourneo Connect PHEV de cinco lugares ou o Grand Tourneo Connect PHEV de sete lugares, com uma terceira fila de dois lugares de série. O habitáculo espaçoso e versátil não é afetado pela nova motorização PHEV – com as filas de bancos traseiros removidas, os clientes beneficiam de até 3,1 metros cúbicos de espaço na bagageira no Grand Tourneo Connect PHEV e até 2,6 metros cúbicos no Tourneo Connect PHEV.
Este novo Tourneo Connect PHEV será proposto em três níveis de equipamento: Trend (base), já com cockpit digital e jantes de liga leve de 16 polegadas, Titanium, que acrescenta destaques cromados, barras de tejadilho, vidros escurecidos e mais assistência ao condutor, e Active, para um estilo SUV robusto, teto panorâmico e jantes de liga leve de 17 polegadas maquinadas.
Comments