A Ford Trucks e a Iveco assinaram um acordo de parceria para o desenvolvimento conjunto de uma cabina de nova geração para camiões pesados, que permitirá aumentar a competitividade de ambas as marcas. Essa cabina estará em conformidade com a futura norma “Direct Vision” da União Europeia, com aerodinâmica melhorada para reduzir as emissões de carbono.

Duas das maiores marcas do setor dos veículos pesados de mercadorias, a Ford Trucks, marca pertencente à Ford Otosan, e a Iveco, marca do Grupo Iveco, anunciaram o estabelecimento de uma parceria para o desenvolvimento conjunto de uma nova cabina para camiões pesados. O acordo surge na sequência do Memorando de Entendimento (MdE) exclusivo e não vinculativo anunciado pelas duas empresas a 14 de março de 2024, transformando-o num projeto operacional.
O acordo agora assinado é um quadro contratual para o codesenvolvimento de uma nova cabina para camiões pesados, bem como para o fornecimento comum, quando aplicável. Ambas as empresas irão fabricar e montar a cabina nas suas próprias instalações, personalizando conceitos de “design” específicos, para depois comercializarem os produtos sob as suas respetivas marcas, Ford Trucks e Iveco.
A nova cabina permitirá melhorar a competitividade de ambas as marcas em termos de custos e oferecer uma aerodinâmica melhorada para reduzir as emissões de carbono. Além disso, o foco estará também no conforto, segurança e modularidade do habitáculo, dando simultaneamente prioridade à relação custo-eficácia e à total compatibilidade com todos os grupos motrizes. Prevê-se que as primeiras cabinas estejam prontas para produção em 2028.
As duas empresas irão tirar partido de uma nova família de cabinas modulares com tecnologia de ponta, promovendo, em simultâneo, poupanças significativas nos custos de desenvolvimento. O montante total estimado das despesas a efetuar pelas partes no âmbito deste acordo é de 343 milhões de euros.

Ambição de ambas as partes
Presentes na cerimónia de assinatura estiveram Güven Özyurt, Diretor-Geral da Ford Otosan, Emrah Duman, Vice-Presidente da Ford Trucks, Olof Persson, CEO do Grupo Iveco, e Luca Sra, Presidente da Unidade de Negócios de Camiões do Grupo Iveco.
Emrah Duman, Vice-Presidente da Ford Trucks, sublinhou a dedicação da marca à engenharia, inovação e fornecimento de soluções de alta qualidade para a indústria de veículos comerciais pesados. “Na Ford Trucks estamos empenhados em ultrapassar os limites da excelência da engenharia. Este Acordo de Desenvolvimento Conjunto é uma prova da nossa capacidade de conceber e desenvolver soluções de ponta, que não só satisfazem, como excedem, os padrões em evolução do sector. Ao unir forças com a Iveco, estamos a aumentar a nossa capacidade de fornecer cabinas inovadoras e de elevado desempenho que irão estabelecer novos padrões de referência em termos de segurança, aerodinâmica e conforto do condutor, assegurando, em simultâneo, a eficiência de custos e a conformidade regulamentar.”
Por seu turno, Luca Sra, Presidente da Unidade de Negócios de Camiões do Grupo Iveco, demonstrou-se entusiasmado com este passo. “Ao partilharmos conhecimentos de engenharia e ao combinarmos os nossos pontos fortes, criaremos um produto que estabelece novos padrões de segurança, eficiência, qualidade e conforto para o condutor. Este acordo é um passo estratégico que permitirá à Iveco e à Ford Trucks permanecerem na vanguarda do mercado, bem preparadas para cumprir os novos regulamentos e oferecer qualidade e valor excecionais aos nossos clientes”.
Comments