A Mitsubishi Fuso revelou detalhes de um projeto-piloto de condução autónoma aplicada a uma eCanter de recolha do lixo, com a particularidade de o veículo seguir o trabalhador à distância, ao mesmo tempo que reduz as emissões de CO2
Submetida a uma fase de testes na cidade japonesa de Kawasaki, no Japão, a eCanter Sensor Collect revela como a tecnologia de condução autónoma pode ser aplicada a um tipo de utilização muito específica, neste caso, a recolha de lixo na rua. Para o efeito, a Mitsubishi Fuso Truck and Bus Corporation (MFTBC) alterou uma unidade da eCanter (100% elétrica), aplicando-lhe mais sensores e capacidades de autonomia para se cotar como um ajudante importante para a função de recolha de detritos espalhados na rua.
Seguindo o trabalhador de forma segura e em ritmo lento enquanto esse apanha lixo, a eCanter Sensor Collect está munida de condução autónoma de Nível 2, podendo reagir perante eventuais cenários de perigo em que outras pessoas ou animais se interponham no seu caminho. O veículo utilizado nestes testes tem um peso bruto de 6.4 toneladas e está equipado com uma única bateria de iões de lítio.
A eCanter Sensor Collect reconhece automaticamente quando o condutor sai do lugar do volante, utilizando sensores e câmaras montadas na frente e na traseira do veículo.
O Fuso autónomo segue então o condutor enquanto este se desloca entre os pontos de recolha de lixo, utilizando igualmente uma multiplicidade de outros sensores nas laterais para gerar uma espécie de “área de segurança”.
Eficiente a “ler” o lixo
Além disso, pode também ser operado remotamente através de uma HMI (Interface Homem-Máquina) sem fios, o que reduz a carga física e o tempo de trabalho do condutor ao reduzir drasticamente o número de vezes que tem de entrar e sair do veículo para manobrá-lo. O sistema também pode ser operado remotamente para evitar obstáculos à volta do veículo, fazer uma paragem de emergência quando uma pessoa entra na zona de segurança em seu torno ou pará-lo temporariamente.
A Mitsubishi Fuso também desenvolveu um sistema de partilha de informação relativo ao lixo apanhado por esta eCanter
Mas isso não é tudo: a Mitsubishi Fuso também desenvolveu um sistema de partilha de informação relativo ao lixo apanhado por esta eCanter, recorrendo a sensores que detetam o peso e o volume do lixo carregado, e transmite esta informação às instalações de eliminação de resíduos através da rede online. Isso permite melhorar a eficiência operacional das instalações de eliminação de resíduos e das operações de recolha de lixo como um todo.
A fase de testes decorreu em Kawasaki, num projeto desenvolvido em conjunto com o Ministério do Ambiente daquele país, com a MFTBC a declarar-se interessada no desenvolvimento desta solução para uma eventual aplicação em escala mais alargada de veículos de recolha do lixo. Ao longo deste ano, irão continuar a realizar demonstrações com esta eCanter Sensor Collect, tendo em vista a constante melhoria da tecnologia.
Kommentare