Parceria 100% alemã da Volkswagen com a "start-up" Revoltech GmbH encontra-se focada no desenvolvimento de um inovador material sustentável para aplicação nos interiores dos automóveis.
A Volkswagen deu a conhecer uma inédita colaboração com a empresa start-up Revoltech GmbH que visa conceber novos materiais sustentáveis à base de cânhamo industrial para aplicação nos habitáculos dos seus automóveis já a partir de 2028.
O inovador material é fabricado a partir de cânhamo 100% biológico e utiliza resíduos da respetiva indústria regional.
O objetivo é substituir a atual imitação de couro utilizada na construção dos interiores dos automóveis por um revestimento monocamada totalmente natural e biológico denominado LOVR – “leather-free, oil-free, vegan e residue-based” – o qual foi desenvolvido especificamente para aplicação na indústria automóvel.
“Na nossa procura por novos materiais, estamos abertos a novas ideias de diversas indústrias. No Departamento de Desenvolvimento Técnico, concentramo-nos particularmente em soluções criativas e sustentáveis que contribuam para um desenvolvimento de veículos mais eficiente e que ajudem a poupar recursos”, afirmou Kai Grünitz, Membro do Conselho de Desenvolvimento Técnico da Volkswagen.
O LOVR conta com um ciclo de vida circular, sendo assim totalmente reciclável ou compostável quando atingido o final da sua vida útil. Outro dos argumentos apresentados pelo projeto diz respeito ao seu processo de produção, uma vez que o novo material pode ser fabricado em instalações industriais já existentes, proporcionando uma rápida adaptação dos processos à produção em larga escala.
Comments