Giamaro Katla tem mais de 2000 cv
- João Isaac
- 26 de mai.
- 2 min de leitura
Atualizado: 27 de mai.
No novo superdesportivo italiano, motor V12 sobrealimentado por quatro turbos rende mais de 2000 cv! Bugatti Tourbillon entre os "alvos"...

O Giamaro Katla é o mais recente membro do exclusivo segmento dos superdesportivos. “Nascido” em Itália, o Katla deve o seu nome a um vulcão islandês e aposta igualmente tudo no poder da explosão da mistura ar e gasolina, prescindindo totalmente da propulsão elétrica numa era em que até os superdesportivos têm vindo a ser eletrificados, com uma verdadeira abordagem “contra corrente”.
Construído com base num chassis monocoque em fibra de carbono – cujo peso se fica apenas pelos 170 kg – o Giamaro Katla pesa no total 1.450 kg, pelo que com uma potência máxima superior a 2.000 cv, podemos ficar com uma pequena ideia do nível de performance disponível debaixo do pé direito, até porque o fabricante não divulgou, ainda, essas características. A carroçaria é integralmente fabricada em alumínio e a distribuição de peso é de 42:58.
O motor é um V12 com 7 litros de cilindrada, sobrealimentado com quatro turbocompressores, totalmente desenvolvido pela Giamaro Automobili. Na sua variante mais comedida, produz 1670 cv às 8.500 rpm e 1556 Nm de binário, mas para aqueles que considerarem estes números insuficientes, está disponível uma versão com 2157 cv às 9.000 rpm e um binário de 2008 Nm.
A caixa automática de 7 velocidades está, tal como o motor, colocada em posição central traseira, mas a Giamaro Automobili está a desenvolver uma nova transmissão de dupla embraiagem com 11 velocidades. Da lista de equipamento fazem também parte o diferencial autoblocante, a suspensão adaptativa em alumínio com amortecedores controlados eletronicamente e os travões cerâmicos com discos de 420 mm e 10 êmbolos à frente, sendo de igual diâmetro, mas com quatro êmbolos atrás.
Em termos de dimensões exteriores, o Katla mede 4,8 metros de comprimento, mais de 2 metros de largura e apenas 1,18 metros de altura. A distância entre eixos é de 2,75 metros. Não são ainda conhecidos os preços deste “monstro” italiano com raízes islandesas, nem tão pouco uma previsão do seu lançamento, mas no que toca a potência, o Bugatti Tourbillon que se cuide!
1 Comment