No Auto Salon de Tóquio, certame que privilegia os desportivos, facto que posiciona os especialistas na preparação e personalização de automóveis na linha da frente ao nível das novidades, a Toyota surpreendeu(-nos) com a modernização do GR Yaris, que tem a particularidade de somar 19 cv e 30 Nm ao motor de 3 cilindros 1.6 Turbo e substituir a caixa manual de 6 velocidades por mecanismo automático de 8.
O subcompacto inspirado no WRC que venceu os Mundiais de pilotos de 2019 a 2023 e os títulos de construtores de 2021 a 2023 foi submetido a modernização pelos técnicos muito experimentados da GAZOO Racing, que otimizam muitos elementos, incluindo o 1.6 Turbo, aumentando o rendimento do motor de 3 cilindros para 280 cv às 6500 rpm e 390 Nm às 3250 rpm. Entre as mudanças, a válvula de escape tem material diferente, a pressão da injeção de combustível aumentou (tecnologia D-4ST), pistões novos mais leves e com anéis mais resistentes ao desgaste, e sensor novo de pressão de admissão.
Para lidar com o aumento de potência do GR Yaris, a Toyota dotou este “pocket rocket” com carroçaria mais rígida, conseguindo-se um aumento de cerca de 13% com recurso a soldaduras por pontos e a aplicação de cerca de mais 24% de adesivos estruturais. Os responsáveis da Toyota prometem que resposta do GR Yaris às mudanças de direção, o feedback da direção ou a sensação de aderência foram muito melhorados.
O GR Yaris está disponível só em versão com “pack” de desempenho de arrefecimento, que inclui um sub-radiador novo que melhora a fiabilidade da mecânica na condução a fundo, além de modificações na admissão de ar e, ainda, um “spray intercooler”. Outra novidade é a caixa automática de 8 velocidades, de origem ZF. Batizaram-na com nome pomposo (Direct Automatic Transmission), está otimizada para passagens mais rápidas e tem regulação específica para utilização em pista. Assim, ativando-se o modo Launch Control (controlo de arranque), Toyota 0,3 s mais rápido no arranque 0-100 km/h que o antecessor com caixa manual de 6 velocidades! Complementarmente, esta transmissão tem “software” que deteta até a forma de utilização de acelerador e travão, de forma a antecipar os momentos das trocas de relações.
No interior, alterações significativas, com o “cockpit” a ganhar imagem mais desportiva, além de botões e comandos reposicionados para maior facilidade de acesso. E o campo de visão do condutor foi melhorado baixando-se a zona superior da instrumentação em 50 mm e mudando-se a posição do espelho retrovisor interior e a inclinação do ecrã do sistema multimédia (15 graus). O banco do condutor foi rebaixado (25 mm) e o volante reajustado em conformidade. O painel de instrumentos de 12,3’’ também é novo.
No exterior, mudanças nos para-choques, malha de aço nova aa grelha inferior e grelha lateral de maiores dimensões. As luzes de nevoeiro e de marcha-atrás foram integradas nos módulos dos farolins em LED.
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