top of page
Logotipo | e-auto

Cada vez menos caixas manuais

Atualizado: 27 de mai.

O número cada vez maior de automóveis 100% elétricos não ajuda à sobrevivência das caixas de velocidades manuais.



Existem cada vez menos automóveis equipados com uma transmissão manual, diz um estudo realizado no Reino Unido. Esta notícia não será, certamente, um choque para muitos daqueles que seguem de perto a indústria automóvel, setor que vive atualmente uma mudança de paradigma ao transitar para a era da eletrificação, mas o que impressiona são efetivamente os números divulgados.


De acordo com a notícia publicada pela britânica Auto Express, existem atualmente apenas 96 modelos disponíveis com transmissão manual no Reino Unido. Podem não parecer poucos, mas representam apenas 19% do mercado, uma vez que o número de modelos propostos exclusivamente com caixa automática é 404, quatro vezes mais.


Mais preocupante – para os fãs de caixas manuais, entenda-se – é que há apenas três anos pelo menos um terço de todos os modelos do mercado, incluindo station wagons, coupés e desportivos, estavam disponíveis com uma transmissão manual. O crescimento do número de veículos elétricos tem contribuído significativamente para esta tendência.



Considerando, uma vez mais, o exemplo do mercado automóvel do Reino Unido, em 2024 os automóveis equipados com uma caixa manual representaram apenas 22% do volume total de veículos matriculados. As caixas automáticas passaram a ser a preferência dos condutores em 2020 e desde então a diferença entre ambas as opções não tem parado de crescer.


A tendência é igualmente explicada pelo cada vez menor número de novos condutores que procuram obter a sua licença de condução com um veículo manual. Uma vez que o futuro do automóvel passa, pelo menos para já, por uma parcial eletrificação, e uma vez que os automóveis híbridos são maioritariamente automáticos, muitos preferem aprender a conduzir apenas veículos sem pedal de embraiagem.

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
bottom of page