Mercedes não “liberta” britânico antes do fim do ano, devido a compromisso com patrocinador, mas Scuderia tem alternativa para a estreia do piloto em monolugar da equipa. Acontecerá no início do próximo ano, no circuito privado de Fiorano, no F1-75 de 2022!
A Fórmula 1 “acelera” para o final do campeonato de 2024 – faltam só três grandes prémios (Las Vegas, Catar e Abu Dhabi), mais o Sprint marcado para a ronda catari do Mundial – e, por isso, muitas escuderias preparam já a temporada de 2025, que coincide com os 75 anos da categoria mais importante da competição automóvel. No próximo, muitas novidades no “plantel” de pilotos, com mão cheia de entradas e saídas, mais as transferências de equipas. Lewis Hamilton, por exemplo, muda-se da McLaren-Mercedes para a Ferrari, o que está a originar muita expetativa.
O piloto britânico deverá estrear-se com as cores da Scuderia apenas depois de comemorar o 40.º aniversário, no dia 7 de janeiro.
Confirmando-se todos os rumores, o piloto britânico de 39 anos deverá estrear-se com as cores da Scuderia apenas depois de comemorar o 40.º aniversário, no dia 7 de janeiro, no F1-75 com que o monegasco Charles Leclerc e o espanhol Carlos Sainz participaram no campeonato de 2022. Originalmente, esperava-se que esta estreia acontecesse imediatamente após o encerramento da temporada de 2024, no Grande Prémio do Abu Dhabi, a 8 de dezembro, nos testes de pneus marcados pela Pirelli para o circuito Yas Marina, mas essa hipótese foi abandonada, devido a compromissos de Hamilton com a Mercedes, a formação que o inglês representou durante 12 épocas.
O teste de pré-temporada está programado para 10 de dezembro, uma terça-feira, e, nesse dia, Hamilton tem de comparecer a ação da Mercedes com patrocinador (Petronas). A Ferrari ainda teve a esperança de que a escuderia libertasse o piloto, mas Toto Wolff, diretor da equipa alemã, não cedeu às pretensões dos italianos. E, assim, devido à impossibilidade de trabalhar no monolugar de 2025 até aos testes de pré-temporada em Sakhir, Bahrain, de 26 e 28 de fevereiro, não considerando o dia de filmagens que todas as formações realizam, legalmente, antes do arranque da época, a Scuderia planeia sessão de trabalho no circuito de Fiorano, Maranello, Itália, com o britânico aos comandos do monolugar de 2022 (na imagem).
Frédéric Vasseur, diretor da Scuderia Ferrari, em declarações à publicação inglesa Autosport, confirmou esta possibilidade e disse que um ou dois dias de treino com monolugares antigos são mais do que suficientes para Hamilton iniciar o processo de adaptação à equipa nova. “É muito experiente, não precisa de horas e horas de trabalho para conhecer tudo o que vai encontrar… Depois do teste no Bahrain, não tenho quaisquer dúvidas, encontrar-se-á em condições ótimas para o arranque do campeonato”, concluiu.
Comments