top of page
Logotipo | e-auto

Hyundai devolve Tiburon às estradas

Lançado em 1996, o Tiburon representou um passo importante no processo de internacionalização da Hyundai, ao ser um desportivo de aspeto dinâmico muito apelativo para os jovens condutores. Quase três décadas depois, a marca sul-coreana recuperou um exemplar deste modelo e devolveu-o às estradas.


Hyundai devolve Tiburon às estradas

Produzido entre 1996 e 2008, o Tiburon ajudou a Hyundai a tornar-se numa marca mais jovem e atrativa em diversos mercados, ajudando-a a então no seu processo de expansão que, até hoje, ainda se mantém.

 

Primeiro automóvel desportivo desenvolvido de forma independente pela Hyundai, o Tiburon foi fortemente inspirado nos protótipos HCD-1 e HCD-2: a combinação desses dois “concepts” resultou no Tiburon, cuja autoria é de Choi Chool-heon, responsável de “design” da marca.

 

Comercializado na Europa simplesmente como Coupé, esse facto acabou por lhe tirar algum do carisma que teve na Coreia do Sul ou nos Estados Unidos da América. A denominação Tiburon inspirava-se na palavra espanhola “tiburón”, que significa tubarão (apesar de Chool-heon explicar que se inspirou nos… golfinhos), pelo que se aplicava bem ao conceito visual deste coupé de duas portas, bastante irreverente para os cânones da época.


Hyundai devolve Tiburon às estradas

Para a marca sul-coreana, este foi o modelo que “abriu caminho” para a chegada posterior da gama de altas prestações com a letra “N”, hoje cada vez mais ampla, e também para a participação da Hyundai nos desportos motorizados.

 

Mas, procurando “reviver as emoções do passado”, a Hyundai dedicou-se a recuperar uma unidade de 1996, pintada na cor amarela bastante irreverente. Porém, a marca não se limitou, meramente, a polir a carroçaria e o interior. Ao invés, tudo foi retirado e revisto, desde a estrutura ao motor, num processo que levou um ano a concretizar. A este respeito, no lançamento, o modelo contava com duas opções de cilindrada elevada (1.8 de 133 cv e 2.0 de 150 cv), com a variante recuperada a contar com o bloco de maior potência.

 

Num vídeo de pouco mais de sete minutos, alguns dos principais responsáveis pela sua criação e também jornalistas falam do Tiburon e de como este modelo causou uma sensação no mercado sul-coreano e também nos americano e europeu.



Comentarios

Obtuvo 0 de 5 estrellas.
Aún no hay calificaciones

Agrega una calificación
bottom of page