A Hyundai revelou o Initium Concept para demonstrar o potencial das pilhas de combustíveis a hidrogénio (Fuel Cell), oferecendo um primeiro vislumbre sobre um modelo de produção a revelar em 2025. Ao mesmo tempo, abre um novo capítulo em termos de desenho, estreando nova imagem para a marca sul-coreana.
Simbolizando o termo latim para “início” ou “primeiro”, a palavra Initium foi também escolhida pela Hyundai para a denominação do seu novo protótipo, o Initium Concept, concebido para demonstrar o seu empenho na tecnologia de pilha de combustível a hidrogénio (FCEV) enquanto uma das pioneiras na sua aplicação.
Este novo modelo de formato SUV foi revelado no evento “Clearly Committed” (que pode ser traduzido como “claramente comprometida”) que teve lugar no estúdio da marca em Goyang, no qual apontou para o seu compromisso para com a “sociedade do hidrogénio” numa forma de chegar à neutralidade carbónica por múltiplas vias.
O Initium Concept dá uma ideia do modelo de produção FCEV que a Hyundai pretende revelar na primeira metade de 2025, sendo o culminar de 27 anos de investigação e de desenvolvimento tecnológico nestas soluções de mobilidade a hidrogénio. A Hyundai está firmemente empenhada em posicionar-se como uma marca com forte cadeia de valor na área do hidrogénio, com o seu Presidente e CEO, Jaehoon Chang, a declarar que “estamos empenhados em ser pioneiros num futuro onde o hidrogénio é utilizado por todos, em tudo e para todo o lado. A mudança para a energia a hidrogénio é para todos”.
Foco na autonomia
O desenvolvimento do Initium Concept centrou-se em três aspetos principais: autonomia de condução ampla e um desempenho melhorado, interior e bagageira espaçosos (tornando-o ideal para famílias) e caraterísticas de conveniência e segurança únicas. Efetivamente, o capítulo do desempenho e da autonomia foi muito valorizado, com o Initium a contar com grandes depósitos de combustível de hidrogénio, o que associado às jantes de efeito aerodinâmico e aos pneus de baixa resistência ao rolamento, permite uma autonomia de condução superior a 650 km.
Quanto ao desempenho, o Initium recorre a uma tecnologia de pilha de combustível da Hyundai melhorada, com a marca a aumentar a potência da pilha e a melhorar a capacidade da bateria, permitindo uma potência do motor elétrico de até 204 cv (150 kW).
Em termos de tecnologia, o Initium Concept inclui um planeador de rotas específico para FCEV que aborda um dos maiores problemas dos compradores deste tipo de tecnologia: a infraestrutura de abastecimento. Esta funcionalidade permitirá aos utilizadores identificarem facilmente postos de hidrogénio e traçarem um percurso ideal, sem terem de aceder a uma aplicação separada, disponibilizando também informações sobre a acessibilidade do local e o estado de funcionamento de uma estação de carregamento identificada, bem como o número de veículos em espera e, por conseguinte, a possibilidade de carregamento.
O Initium Concept inclui um planeador de rotas específico para FCEV
Além disso, a pilha de combustível de hidrogénio do Initium fornece eletricidade sem emissões poluentes, podendo ser utilizada para alimentar e carregar vários eletrodomésticos e dispositivos pessoais através da funcionalidade Vehicle-to-Load (V2L). Em particular, o terminal exterior foi concebido para se ligar diretamente a uma tomada doméstica de 220 V.
A arte do aço
O SUV revela também um novo conceito estético denominado “Art of Steel” (a arte do aço”) a utilizar no futuro pelos automóveis da companhia. Na revelação, SangYup Lee, vice-Presidente executivo do “Design” Global da Hyundai e da Genesis, explicou que o desafio passou pela moldagem do aço até ao extremo para criar uma forma de arte. Com o Initium, criámos um modelo de estilo SUV com um desenho que é tanto sólido como seguro, refletindo a nossa dedicação aos nossos clientes através de um ‘design” centrado no cliente’”.
O sinal gráfico de “+” utilizado na iluminação combina-se com o para-choques, criando uma imagem distintiva, enquanto a carroçaria tem uma volumetria específica a pensar na funcionalidade para aventuras longe da cidade. As jantes de 21 polegadas de desenho aerodinâmico (associadas a pneus de baixo perfil) deste protótipo acentuam essas mesmas ideias de arrojo e de solidez geral.
No interior, a abordagem principal passou pela criação de um habitáculo espaçoso com uma capacidade de bagageira também muito amplo. Os bancos traseiros têm diferentes ângulos de inclinação com acesso a fazer-se através de portas com abertura de grande ângulo para melhorar a funcionalidade.
Na segurança e nas tecnologias associadas, este concept foi criado com uma estrutura reforçada para melhorar a segurança dos ocupantes em situações de colisão frontal ou lateral, configurando mesmo nove airbags.
O Initium Concept será exposto publicamente nos Salões de Los Angeles (EUA) e de Guangzhou (China), em novembro, com a versão de produção do modelo prevista para ser apresentada e lançada ainda durante a primeira metade de 2025.
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