A marca sul-coreana, no âmbito do Heat Tech Day, em Seul, apresentou três tecnologias inovadoras para um controlo otimizado da temperatura no habitáculo. Assim, anuncia-se, melhoram-se o conforto a bordo e a eficiência energética.

O Hyundai Motor Group revelou recentemente, por ocasião do Heat Tech Day, realizado em Seul, três novas soluções desenvolvidas para proporcionar um melhor controlo da temperatura nos habitáculos dos seus automóveis e, consequentemente, uma superior eficiência energética.
A Película nano-refrigerante “Nano Cooling” foi uma das soluções apresentadas e consiste num material capaz de reduzir significativamente a temperatura em climas quentes quando aplicado nos vidros do automóvel. A película não só bloqueia a passagem da radiação infravermelha, como permite a saída de calor do interior do veículo, sendo composta por três camadas distintas, duas delas refletoras de energia solar e uma emissora de ondas de infravermelhos de médio comprimento. Na fase de testes foram utilizadas duas viaturas para efeitos comparativos, uma equipada com a inovadora película e outra com os vidros originais, tendo sido identificadas, sob as mesmas condições, diferenças de temperatura de 12,5ºC, de 48ºC para uns mais “agradáveis” 36,5ºC.
Já o sistema de aquecimento “Radiant Heating” recorre a um elemento de aquecimento – envolvido por tecido emissor de raios infravermelhos - que emite calor para as pernas dos passageiros, permitindo um aquecimento rápido durante o tempo frio. Em conjunto com a tecnologia convencional de aquecimento do habitáculo, a Hyundai diz ser possível reduzir o consumo energético em cerca de 17% ao ser atingida a temperatura desejada, bem como consegui-lo em menos tempo. É assim expectável que seja possível aumentar de forma significativa a autonomia dos automóveis elétricos durante o inverno e nos climas mais frios. A tecnologia conta ainda com um sistema de proteção para evitar queimaduras.
A terceira solução apresentada designa-se por “Metal-Coated Heating Glass” e é um sistema de vidro aquecido capaz de remover rapidamente o gelo ou a humidade do para-brisas no inverno, favorecendo a visibilidade e, consequentemente, a segurança. A tecnologia é alimentada pelo sistema de 48V da viatura e é capaz de descongelar a superfície do vidro em 5 minutos a uma temperatura de -18ºC – quatro vezes mais rápido - e consumindo menos 10% de energia que os sistemas de ar condicionado convencionais. Por outro lado, nos dias quentes, o revestimento de metal permite também bloquear pelo menos 60% da radiação solar, melhorando a eficiência ao reduzir a dependência da utilização da climatização.

Qualquer uma das três tecnologias está já numa fase de desenvolvimento adequada para o início da produção em massa. Young Ho Jung, Vice-Presidente e Diretor para o Desenvolvimento de Energia Térmica da Hyundai Motor Company, afirmou: “As três tecnologias reveladas hoje estão mais próximas dos clientes do que qualquer outra tecnologia. Estamos a desenvolver tecnologias para proporcionar o ambiente mais agradável, tendo em conta todos os momentos que se vivenciam na mobilidade”.
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