Ian Callum transforma Mini
- João Isaac
- 26 de jun.
- 2 min de leitura
Atualizado: 29 de jun.
Versão profundamente revista do clássico modelo britânico proposta por um preço superior ao equivalente a 85.000 €.

Ian Callum, ex-responsável máximo pelo design da Jaguar, colaborou com o fabricante de carroçarias Wood & Pickett para o desenvolvimento de uma interpretação moderna do Mini clássico, produzida com base na versão de guarda-lamas alargados fabricada entre 1997 e 2001, já no final da longa vida comercial do modelo.
Começando pela mecânica, o motor de quatro cilindros viu a cilindrada original de 1275 cc ser elevada para 1310 cc, tendo igualmente recebido uma nova cabeça, bem como novos sistemas de injeção e de escape. A potência original de 64 cv foi assim elevada para 111 cv, obrigando igualmente a uma revisão da caixa de velocidades, a fim de suportar os novos “números”.
O sistema de suspensão é integralmente novo e afinado para uma utilização em estrada. Já os travões contam agora com discos ranhurados e ventilados. As novas jantes de design personalizado são ainda de 13 polegadas, complementando um visual exterior que conta com alargamentos específicos, novos para-choques traseiro e dianteiro e iluminação LED.

O interior desenvolvido pela Callum Designs pouco ou nada mantém do original, destacando-se o painel frontal do tablier com acabamento em nogueira, os botões metálicos para controlo do aquecimento, o volante desportivo de três braços, o manípulo da caixa de velocidades em alumínio e o ecrã tátil compatível com ligações ao smartphone.
Cada uma das unidades desta versão exclusiva do icónico Mini será produzida de acordo com as especificações exatas definidas pelo cliente, com os preços a iniciarem em cerca de 88 mil euros. Recorde-se que a Wood & Pickett foi fundada em 1947, tendo-se estabelecido na década de 1960 como uma das mais relevantes empresas de conversão e transformação do Mini.
Comments