Finlandês da Hyundai lidera ronda 2 do WRC-2024, mas vantagem para o nipónico da Toyota é de 3,2 segundos!
Esapekka Lappi, em Hyundai i20 N Rally1, terminou o primeiro dia de ação no Rali da Suécia no comando da classificação, mas tem o japonês Takamoto Katsuta, da Toyota (GR Yaris Rally1), apenas a 3,2. As primeiras oito especiais de classificação da ronda 2 do Mundial de 2014 foi “madrasta” tanto para Thierry Neuville (Hyundai i20 N Rally1), que iniciou a competição na liderança do campeonato, após a vitória no Monte Carlo, como para o bicampeão Kalle Rovanpera (Toyota GR Yaris Rally1).
Neuville, primeiro, por arrancar à frente para “especiais”, teve muitos dificuldades de aderência, devido às doses massivas de gelo e neve no percurso e, depois, viu-se confrontado com problemas no Hyundai (pressão na injeção de combustível) e, adicionalmente, por iniciar setor do rali fora de ordem, ainda recebeu penalização de 40 segundos, incidentes que explicam os 2.46,0 m de atraso para Lappi no final do dia, enquanto o segundo, na estreia no WRC de 2024, “saiu de cena” depois de colisão com banco de neve que danificou muito o GR Yaris Rally1, também a razão da desistência de Ott Tänak, em Hyundai i20 N Rally1. Os incidentes registaram-se na PEC4, que terminou com Katsuta no comando, posição que perdeu para o rival finlandês na 7.
Assim, na Suécia, cumpridas as primeiras oito “especiais” Lappi primeiro, Katsuta segundo e, surpreendentemente, por tratar-se de piloto ao volante de Skoda Fabia RS da categoria WRC2, Oliver Solberg terceiro! Esapekka tem somente uma vitória no WRC, na Finlândia-2017. Na Suécia, até ao momento, em 8 PEC, venceu 4. Este sábado, no penúltimo dia de competição, que distribui os primeiros pontos no rali, realizam-se mais 7, num total de 125,96 km ao cronómetro.
“A posição na estrada beneficiou-me, claramente; tenho de aproveitar a confiança que ganhei hoje”, disse Lappi, piloto que tem só uma vitória no WRC, na Finlândia-2017! Outro finlandês, Solberg, também terminou o dia felicíssimo. “Terceiro num Rally2 é incrível e é-o ainda mais por consegui-lo no ‘meu’ rali. Parece que estou a viver uma espécie de sonho”, exclamou. Oliver está a 1.20,7 m de Lappi e tem 29,4 s de vantagem sobre o segundo entre os WRC2, o estónio Georg Linnamäe (Toyota GR Yaris Rally2).
Commentaires