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IONIQ 5 na frota da Waymo

Foto do escritor: Pedro JunceiroPedro Junceiro

A Hyundai e a Waymo anunciaram parceria estratégica plurianual que prevê a integração do IONIQ 5 na frota de automóveis do serviço de mobilidade autónoma da gigante tecnológica norte-americana, denominada de Waymo One.



Prevendo a integração de tecnologias avançadas de condução autónoma no IONIQ 5, a Hyundai Motor Company e a Waymo anunciaram o estabelecimento de uma parceria estratégica com a duração de vários anos que irá possibilitar a utilização daquele modelo elétrico da marca sul-coreana no serviço de mobilidade autónoma Waymo One.

 

As unidades do IONIQ 5 destinados à frota da Waymo serão produzidos na nova fábrica de veículos elétricos, a Hyundai Motor Group Metaplant America (HMGMA), na Geórgia, e depois integrados com a tecnologia autónoma Waymo Driver.

 

As duas companhias planeiam produzir uma frota de IONIQ 5s equipados com a tecnologia da Waymo em volume significativo ao longo de vários anos para apoiar a escala crescente da Waymo One.

 

“A Hyundai e a Waymo partilham a visão para a melhoria da segurança, da eficiência e da conveniência de deslocação para as pessoas”, afirmou José Muñoz, Presidente e diretor de Operações Global da Hyundai Motor Company, a que se junta ainda o cargo de Presidente e CEO da Hyundai Motor North America.



O responsável garante, simultaneamente, que “a equipa da nossa nova unidade de fabrico está pronta para alocar um número significativo de veículos para a frota da Waymo One, à medida que esta continua a expandir-se. É importante ressaltar que este é o primeiro passo na parceria entre as duas empresas e estamos a explorar ativamente outras oportunidades de colaboração”.

 

Equipamentos específicos 

O Hyundai IONIQ 5 será entregue à Waymo com modificações específicas preparadas para a condução autónoma, como “hardware” redundante e portas de abertura elétrica para maior comodidade no acesso e saída do veículo. De resto, o 5 será o mesmo automóvel já visto nas estradas, dispondo da mais-valia de uma arquitetura de 800 volts que permitirá minimizar o tempo de carregamento – logo, a redução do tempo de imobilização.

 

Os testes iniciais de estrada destes novos veículos equipados para a utilização pela Waymo começarão no final de 2025 e estarão disponíveis para os utilizadores do serviço Waymo One nos anos seguintes.

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