A THK, empresa tecnológica japonesa, anunciou a apresentação de estudo LSR-05 no salão de Paris, entre os próximos dias 14 e 20. Este automóvel elétrico apresenta-se como centro funcional de testes para promover muitos dos desenvolvimentos antecipados em termos de conforto e sistemas de assistência eletrónica à condução.
Fundada em 1971, em Tóquio, a THK ganhou notoriedade pelo seu papel no setor do fornecimento de componentes tanto para a indústria de criação de ferramentas, como para o setor automóvel, dispondo de uma rede global de 37 fábricas, algumas das quais na Europa.
Agora, a THK pretende também imiscuir-se na “guerra” dos veículos elétricos com o LSR-05, um modelo altamente avançado e desenvolvido em parceria com Shiro Nakamura (cujo passado está bastante associado à Nissan e Datsun) e com a sua empresa, a SN Design Platform.
A designação LSR não foi escolhida ao acaso, sendo o acrónimo para “Luxo” (“Luxury”), “Desportividade” (“Sport”) e “Revolução” (“Revolution”). Entre as tecnologias de ponta apresentadas no LSR-05 estão o sistema “Stealth Seat slide”, motores nas rodas com sistema de direção às quatro rodas, suspensão ativa e um sistema de carregamento sem contacto.
Em termos visuais, o LSR-05 trata-se de um crossover coupé desportivo de quatro lugares com um design exterior dinâmico e elegante, com 4995 mm de comprimento, 1965 mm de largura e 1530 mm de altura, promovendo também uma habitabilidade de excelência.
Em Paris, a THK, através do seu CEO Takashi Teramachi, vai dar a conhecer em detalhe as grandes novidades deste veículo, como a plataforma que integra dois motores elétricos de fluxo variável de 93 kW (800 V) nas rodas traseiras, complementados por um motor elétrico de 220 kW (800 V) na frente, fazendo parte de um sistema de direção às quatro rodas. Além disso, terá também caraterísticas como a suspensão ativa, os amortecedores ativos com fluido magnetoreológico e os travões elétricos.
Não menos relevante, a THK irá apresentar o seu próprio sistema de carregamento “contactless” para o LSR-05. Em concreto, este sistema recorre ao método DWPT (transferência dinâmica de energia sem fios), no qual um transmissor de energia é embutido no solo e um recetor de energia é instalado no veículo. A redução da altura do veículo com a suspensão ativa aumenta a eficiência do carregamento, pelo que a companhia espera que os recetores de energia sejam mais pequenos e mais leves.
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