Em setembro, marca chinesa nova em nove países europeus, incluindo Portugal, também especializada em automóveis elétricos. A Leapmotor International, “joint-venture” criada por Stellantis e Leapmotor, planeia dois modelos para este arranque no Velho Continente: um citadino concorrente no segmento B e um SUV de maiores dimensões.
A Leapmotor International dá um passo decisivo para a entrada na Europa com o anúncio do arranque das operações no Velho Continente, em nove países, previsto para setembro. Esta “joint-venture” estabelecida pela chinesa Leapmotor e a Stellantis (a empresa liderada pelo português Carlos Tavares detém a maioria do capital, com uma participação de 51%), pretende acelerar a mobilidade elétrica acessível, propondo uma abordagem tecnológica avançada.
Esta estratégia de expansão internacional da Leapmotor, definida em concordância entre chineses e Stellantis, prevê a criação de 200 pontos de venda a partir de setembro e até ao final do ano de 2024 em França, Itália, Alemanha, Países Baixos, Espanha, Portugal, Bélgica, Grécia e Roménia, prevendo chegar aos 500 pontos de venda em 2026 para garantir um nível de serviço elevado para os seus clientes.
De acordo com Carlos Tavares, CEO da Stellantis, “é tempo de a Stellantis também entrar neste mercado”, assumindo tratar-se de uma situação “win-win” para ambas as partes. “A rapidez de reação é essencial. Temos de trazer zero emissões para o mercado muito rapidamente, fazendo-o no momento certo e protegendo a qualidade”, acrescenta ainda o português. Ao mesmo tempo, assume, trata-se, também, de oferecer “a melhor tecnologia a um preço acessível”, naquele que é um passo essencial para travar o aquecimento global e as alterações climáticas, algo com que Tavares se comprometeu em pleno.
“A criação da Leapmotor International representa um grande passo em frente na luta contra a emergência climática mundial, com automóveis elétricos de vanguarda capazes de competir com as marcas chinesas atualmente presentes nos principais mercados internacionais”
A Leapmotor International pretende também alargar a sua atividade rapidamente nos mercados da Ásia-Pacífico (Austrália, Nova Zelândia, Tailândia, Malásia e Índia), Médio-Oriente e África (Turquia, Israel e territórios ultramarinos franceses) e América do Sul (Brasil e Chile).
Dois modelos no arranque
Para o arranque de operações, a Leapmotor International irá disponibilizar dois modelos naqueles mercados europeus, o T03 e o C10. Ambos serão 100% elétricos, em linha com o compromisso de cortar nas emissões poluentes e direcionando-se a mercados diferentes.
O T03 é um citadino elétrico urbano de segmento A com a marca a prometer habitabilidade comparável à de um modelo de segmento acima, com 265 km de autonomia em ciclo WLTP. Por outro lado, o C10 é um SUV familiar entre os segmentos C e D com um elevado nível de equipamento, nota máxima nos testes de segurança da E-NCAP (5 estrelas) e 420 km de autonomia em ciclo WLTP. A marca detalha que o C10 é o seu primeiro produto global, desenvolvido de acordo com as normas mundiais de segurança com base na arquitetura própria LEAP3.0 e tecnologia célula-chassi (CTC).
A ofensiva da Leapmotor International irá conhecer novos avanços ao longo dos próximos anos, estando previsto o lançamento de um novo modelo por ano ao longo dos próximos três anos – um SUV de segmento C (meados de 2025), um compacto de segmento C (início de 2026), um compacto para o segmento B (meados de 2026) e um outro SUV compacto entre os segmentos B e C (início de 2027).
Projeto rápido
Este projeto concebido pela Leapmotor e pela Stellantis tem sido marcado pela rapidez de execução. Com efeito, foi em outubro de 2023 que foi dado a conhecer um investimento de quase 1.5 mil milhões de euros pela Stellantis para a aquisição de aproximadamente 21% do capital da Leapmotor, um fabricante de automóveis classificado no top 3 das start-ups eléctricas chinesas em 2023.
O acordo incluía também a criação de uma empresa comum, a Leapmotor International, que terá direitos exclusivos para exportar, vender e fabricar produtos Leapmotor fora da China. Esta parceria tem como objetivo desenvolver rapidamente as vendas do Leapmotor na China, o maior mercado do mundo, ao mesmo tempo que aproveita a presença internacional de vendas da Stellantis para acelerar significativamente as vendas da marca Leapmotor noutras regiões do mundo.
“Graças à nossa presença internacional, em breve poderemos oferecer aos nossos clientes veículos elétricos competitivos e de última geração, capazes de satisfazer as suas expectativas. Sob a liderança de Tianshu Xin [NDR: fundador da Leapmotor], foi implementada uma estratégia global de vendas e de fabrico para desenvolver rapidamente as redes de distribuição, a fim de apoiar o crescimento robusto da Leapmotor e criar valor para ambos os parceiros”, complementou Carlos Tavares no anúncio de hoje.
Comments