Marca chinesa parceira do Grupo Stellantis poderá alterar a sua estratégia e pondera redirecionar produção de modelos elétricos para outras fábricas.
A Leapmotor, marca chinesa parceira da Stellantis, está a produzir o pequeno modelo elétrico T03 na fábrica de Tychy, na Polónia, desde o passado mês de junho, mas o novo modelo da marca na Europa, o SUV B10, poderá vir a ser produzido noutros países europeus, inclusivamente na Alemanha, onde o custo de mão de obra superior será um obstáculo aos preços competitivos da marca.
De acordo com uma notícia avançada pela Reuters e com base nas declarações de duas pessoas – não identificadas- com conhecimento de causa, o novo modelo não deverá ser produzido na fábrica polaca, mas sim em Eisenach, na Alemanha, onde a Opel produz o novo Grandland, e também nas instalações de Trnava, na Eslováquia.
Segundo a publicação, a mudança de planos justifica-se por um pedido feito pelo governo chinês, o qual terá alegadamente dito em privado aos fabricantes de automóveis para suspenderem quaisquer grandes investimentos nos países europeus que apoiavam a imposição de tarifas adicionais aos veículos elétricos fabricados na China.
Relativamente a uma hipotética relocalização da produção do citadino T03, não foram avançadas quaisquer informações adicionais. O mesmo pode ser dito do SUV C10, já disponível na Europa e atualmente em produção na China. Segundo a notícia, a sua produção pode vir a ser deslocada para a Europa, mas não se sabe ainda para que unidade de produção.
Komentáře