top of page
Logotipo | e-auto

Leclerc e Ferrari “surpreendem” campeões Verstappen e Red Bull

Foto do escritor: José CaetanoJosé Caetano

Atualizado: 27 de fev. de 2024

Ponto final nos testes de pré-temporada, Mundial arranca a 2 de março (sábado)!



A Fórmula 1, assumidamente para (tentativa de…) mais equilíbrio em 2024, depois do domínio “demolidor” de Max Verstappen e Red Bull-Honda RBPT no Mundial de 2023 – 21 vitórias em 22 corridas, 19 pelo piloto que venceu o tricampeonato com a escuderia que ganhou o “bi” –, organizou só três dias de testes de pré-temporada para o campeonato de 2024, que tem arranque marcado para 2 de março, sábado, em Sakhir, no Bahrain, que também é o circuito do primeiro grande prémio da edição 75 do campeonato criado pela Federação internacional do Automóvel (FIA) em 1950.

 

Max Verstappen “arrasou” a concorrência no primeiro dos três dias de ação, mas a Scuderia Ferrari contra-atacou no segundo e no terceiro! Carlos Sainz posicionou-se no topo da tabela de tempos no segundo e Charles Leclerc no terceiro. O piloto espanhol que abandona a equipa italiana no fim da temporada, cedendo o lugar a Lewis Hamilton, terminou o programa como o mais rápido, com volta aos 5,412 m de Sakhir em 1.29,921 m. Hoje, monegasco número um, com 1.30,322 s.


 

Em Sakhir, pelo segundo dia consecutivo, programa perturbado por incidente com tampa do sistema de escoamento de água do circuito, que saiu do lugar depois da passagem de monolugar, operação que obrigou a reparação muito demorada (1.17 horas). O contratempo resolveu-se com o cancelamento da paragem para almoço entre as sessões de trabalho. Hoje, problemas com o McLaren de Lando Norris e o Sauber de Valtteri Bottas (embraiagem no primeiro, fundo plano no segundo).

 

Na Red Bull-RBPT, Pérez aos comandos do RB20 de manhã e Verstappen à tarde. A escuderia austríaca, aparentemente, concentrou-se em somar quilómetros, talvez com o objetivo de não expor o potencial do monolugar novo, talvez “míssil” (ainda) melhor que o RB19 de 2023. Na Ferrari, primeiro Sainz, depois Leclerc. O segundo realizou a volta mais rápida do dia (1.30,322 m) com o pneu C4 da Pirelli, mas este pneu não será utilizado no Bahrain, no “arranque” do Mundial de 2024, o que soma expectativa a expectativa. O ano passado, Max na “pole”, com 1.29,708 m. Depois, no final do Grande Prémio com 57 voltas, neerlandês primeiro, à frente do parceiro de equipa, o mexicano Sergio Pérez, e do espanhol Fernando Alonso, da escuderia Aston Martin-Mercedes.



Alex Albon, da Williams, foi o piloto que cumpriu mais voltas num dia (121) em que George Russel, da Mercedes, obteve o segundo melhor registo, igualmente com os C4. Verstappen conseguiu só o quarto tempo, atrás de Zhou Guanyu, da Sauber. Já Lewis Hamilton, que acelerou apenas durante a manhã, terminou em 12.º.

 

O Mundial de 2024 arranca já na próxima quinta-feira, dia 29, com os treinos livres para o Grande Prémio do Bahrain. No circuito de Sakhir, em três dias de trabalho, o SF-24 da Ferrari cumpriu 423 voltas e 2257 km, números que equivalem a mais de corridas na pista do país insular no Golfo Pérsico. Suficiente para “derrotar” a Red Bull?!



1 comentário

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
vjvicoso
26 de fev. de 2024
Avaliado com 5 de 5 estrelas.

Excelente! Informação sintetizada e perfeita.

Curtir
bottom of page