A Porsche prepara-se para um ano de vendas recorde em Portugal, com a marca alemã a superar até outubro de 2024 os números obtidos em 2023. Um dos modelos que mais contribui para esse registo é o Macan, que agora entra numa geração totalmente nova e apenas com motores elétricos, superando já as expectativas iniciais.
O ano de 2024 será de recordes para a Porsche – a marca de Estugarda matriculou, entre janeiro e outubro deste ano, mais unidades do que na totalidade do ano passado. Com 1137 unidades registadas em dez meses, uma grande parte desse resultado corresponde ao sucesso do Macan, modelo de estilo SUV que tem vindo a ser um esteio de crescimento para a Porsche praticamente em todos os mercados.
Essa tendência não é de estranhar atendendo ao sucesso cada vez maior das gamas de estilo SUV, tanto da Macan, como da Cayenne. Porém, no caso do Macan, que recebe agora uma geração completamente nova (pode ler o nosso primeiro contacto aqui) e apenas com motorizações elétricas, este é também um momento importante pois trata-se do primeiro modelo da marca a converter-se dos motores de combustão para os elétricos.
Isto é, embora não seja o primeiro elétrico (essa honra pertence ao Taycan), o Macan é o primeiro modelo da Porsche a abandonar os motores térmicos em prol da eletrificação plena.
Para Nuno Costa, diretor de Marketing e de Relações Públicas da Porsche Ibérica (com responsabilidade para Portugal), o lançamento do Macan enquanto elétrico “é um salto quântico para uma marca com a dimensão de mercado da Porsche”, acrescentando que foi um desafio a que a marca de Estugarda se propôs.
Detalhando as vendas do Macan em 2024, o modelo vendeu 114 unidades com motor de combustão, ainda da geração anterior, descontinuada na primavera, mas o grosso das vendas do gama em 2024 está já ser feito com o Macan elétrico, assumindo-se como um modelo de conquista de novos clientes.
Com efeito, destaca Nuno Costa, além da “grande adesão nas pré-vendas em Portugal”, um ponto curioso é que “o modelo apela a um público novo, em que 50% dos clientes são novos, pessoas que nunca antes tiveram um Porsche – são pessoas com conhecimento de causa e também “early adopters” de tecnologias”.
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