top of page
Logotipo | e-auto

Madrid (Espanha) no mapa da Fórmula E

Federação Internacional do Automóvel (FIA) e promotor da Fórmula E divulgaram o calendário (provisório!) da Época 12 do campeonato de monolugares elétricos. As novidades são as estreias de Madrid e Espanha no “mapa” do Mundial e, também, a transferência do ePrix em Miami, EUA, de Homestead, para o mesmo circuito da Fórmula 1, que tem o Hard Rock Stadium como “epicentro”. E, no calendário para 2025/2026, número recorde de corridas: 18.



A cinco corridas do final do campeonato de 2024/2025, que continua eletrizante, a Fórmula E e a Federação Internacional do Automóvel (FIA) confirmaram o primeiro “esboço” do calendário para a Época 12 do Campeonato do Mundo (2025/2026), o último com o monolugar elétrico Gen3 Evo introduzido no início desta temporada. No programa, número recorde de corridas (18) em 12 circuitos, com as estreias de Jarama (Madrid, Espanha) e Miami (Florida, EUA) como “cabeças de cartaz”!


Na construção do calendário (provisório) aprovado pelo Conselho Mundial da FIA, que ainda precisa de reconfirmação, a Fórmula E preocupou-se, sobretudo, com a sustentabilidade da competição, facto que explica a organização das corridas por continentes. Esta temporada inicia-se a 6 de dezembro, em São Paulo, no Brasil, e termina apenas a 16 de agosto de 2026, em Londres, Inglaterra. Também no mapa, ePrix na Cidade do México (México), Miami (EUA), Jeddah (Arábia Saudita), Madrid (Espanha), Berlim (Alemanha), Monte Carlo (Mónaco), Shanghai (China) ou Tóquio (Japão).



Na comparação com a Época 11, a decorrer, sobressai apenas a ausência do ePrix em Jacarta, na Indonésia, curiosamente a próxima ronda do campeonato de 2024-25, no dia 21, mas ainda existem duas datas “livres” neste calendário de 2025-26, a 30 de maio e a 20 de junho. As localizações encontram-se ainda em negociação e conhecer-se-ão só no final do ano, quando o Conselho Mundial da FIA ratificar e publicar o calendário definitivo.



As novidades maiores são as estreias de Jarama, em Madrid, circuito que recebeu os testes de pré-temporada de 2024-2025, em substituição de Valência, e recebeu o Mundial de Fórmula 1 pela última vez em 1989, e a mudança de Homestead para Autódromo Internacional de Miami, na ronda do campeonato organizada nos EUA.

 

Na próxima temporada, a exemplo do que acontece na atual, seis fins de semana duplos – Jeddah, Berlim, Mónaco, Shanghai, Tóquio e Londres.

Commentaires

Noté 0 étoile sur 5.
Pas encore de note

Ajouter une note
bottom of page