Maserati aposta forte na personalização
- Pedro Junceiro
- 28 de mar.
- 4 min de leitura
Para contrariar os resultados pouco positivos dos últimos tempos, a Maserati está a apostar forte na personalização dos seus automóveis, criando um espaço dedicado à personalização mais requintada em Modena. O objetivo é criar veículos únicos e capazes de obedecer às especificações mais exigentes dos clientes.

Na histórica fábrica da Maserati, localizada na Viale Ciro Menotti, em Modena, foi criado um espaço dedicado à personalização dos automóveis da marca, denominado “Officine Fuoriserie Maserati”, no qual não existem limites para os desejos dos compradores da marca.
Com a evolução do “Programa Fuoriserie”, foi-lhe atribuído um espaço específico dentro da sede histórica em Modena, na casa da Maserati há mais de 80 anos. As “Officine Fuoriserie” representam uma abrangente jornada personalizada, em que a experiência de comprar um automóvel é completa e fluída, da configuração inicial à entrega dedicada na fábrica.
Ao abrigo desse programa cada veículo pode ser personalizado ao gosto dos compradores, com opções de configuração praticamente ilimitadas, desde a cor da carroçaria e dos materiais do interior, até ao mais ínfimo pormenor dos acabamentos, participando ainda no processo de configuração. De facto, os compradores podem pedir as suas configurações específicas de cores de carroçaria, de decorações, de pinças de travão, de jantes e de combinações de interiores, tornando-se assim os estilistas do seu próprio automóvel, com recurso a um “designer” pessoal.
Existem dois níveis de personalização: o primeiro é o catálogo, em que, para auxiliar na escolha entre milhares de possibilidades de combinações, foram identificadas duas coleções (“Fuoriserie Corse” e “Fuoriserie Futura”); o segundo é o mundo “Bespoke” do “feito sob medida”, no qual os automóveis são criados com conteúdos especificamente solicitados pelo cliente, ou enquanto exemplares únicos “one of one”.

Entre o passado e o futuro
Naturalmente, a coleção “Corse” é inspirada pelo legado da marca nas pistas, enquanto a “Futura” é concebida para futuristas que abraçam a mudança com entusiasmo e energia. A primeira recorre aos cânones do passado e do desporto ao nível das cores, embora reinterpretando tonalidades históricas.
Os interiores são valorizados com novas cores de pele, mais baseadas no legado da marca, inspiradas por couro vegano curtido, e com estofos contemporâneos, que fazem lembrar a tradicional lã penteada mesclada.
Já a segunda, mais futurista, aponta aos adeptos da tecnologia e de novos materiais, acolhendo a mudança com entusiasmo e energia. Esta coleção – baseada no conceito de experimentação de materiais e de cores, com o apoio da inovação tecnológica – serve como um atelier de estilo, em que a marca Maserati faz experimentação com a combinação de novos materiais derivados das indústrias de “design “de interiores e de vestuário desportivo. Além da estética, é dada uma grande atenção ao desempenho e à sustentabilidade dos materiais.
Por fim, os modelos “Bespoke” tem como particularidade o facto de permitir máxima criatividade, permitindo a configuração de um exemplar exclusivo.
Para Santo Ficili, administrador-delegado da Maserati, a marca “é sinónimo de luxo italiano em todo o mundo e celebrar este conceito ao mais alto nível significa colocar os desejos do cliente em primeiro lugar em tudo o que fazemos, especialmente na criação de automóveis exclusivos através do programa ‘Fuoriserie’. A atenção ao pormenor e às exigências daqueles que decidem comprar um Maserati é o que nos distingue: com as novas ‘Officine Fuoriserie’, oferecemos uma experiência personalizada adicional, um novo capítulo na história da nossa marca, para celebrar a nossa tradição de excelência em manufatura e inovação".
Nas novas “Officine Fuoriserie”, mais de 20 estações de trabalho estão prontas, todos os dias, para pintar os modelos na gama, como o Grecale, o MC20, o GT2 Stradale, o GranTurismo e o GranCabrio.
Na sua máxima capacidade, o novo projeto poderá envolver até 110 empregados altamente especializados, 40 dos quais já formados para garantir a mais elevada qualidade para todos os automóveis personalizados da companhia do “Tridente”. A título de exemplo, a oficina de pintura renovada pode completar o trabalho em 24 carros por dia, em até oito unidades por turno, para um total de 24 cores potenciais por dia.

“MC20 Cielo Less is More…?
Para a inauguração das “Officine”, a Maserati apresentou o MC20 Cielo “Less is More…?”, um modelo único e exclusivo que mostra o potencial de personalização da marca. Trata-se de um MC20 Cielo especial, personalizado com elementos de design inspirados no movimento artístico Bauhaus, repleto de pormenores finos e de uma complexa manufatura, como uma decoração dedicada e cores de carroçaria especialmente concebidas para o efeito.
A carroçaria “Blu Corse Matte” é embelezada com uma decoração exclusiva, que apresenta pontos, linhas, triângulos e retângulos que formam um Tridente estilizado no capot. O leque de figuras geométricas vai do “Rosso Capannelle Gloss”, a tonalidade utilizada nos primeiros carros de corrida da Maserati, ao “Giallo Avia Pervia Gloss”, que remete para o emblema de Modena, e ao “Bianco Audace”, a cor de lançamento do Maserati MC20.
Detalhes adicionais surgem em “Azzurro Himmelblau” e em “Nero”, não faltando também o laranja “Arancio Devil”, criado para recordar Maria Teresa De Filippis – a primeira mulher a qualificar-se para um Grande Prémio de Fórmula 1, ao volante de um Maserati 250F.
Para completar o exterior, o MC20 Cielo “Less is More…?” conta com jantes de 20" “Corsa Forgiati Opachi” com pinças de travão “Blue Classic” e uma combinação de cores original para cada uma.
O MC20 Cielo “Less is More...?” é um exemplar único, construído especialmente para um cliente como parte do programa “Bespoke”.
Comments