Mazda6e "à vista": versões e preços
- Pedro Junceiro
- 26 de mar.
- 3 min de leitura
A marca de Hiroshima anunciou os preços em Portugal do Mazda6e, designação comercial de automóvel elétrico já em pré-venda. Propõem-se duas configurações (Standard e Long Range), incluindo uma que tem até 552 km de autonomia. Preços a partir de 40.050 €.

A Mazda, para alargar a oferta de elétricos, prepara o reforço da gama com o Mazda6e, automóvel que já se encontra disponível para pré-encomenda em Portugal. Esta berlina sucede ao Mazda6 e combina a filosofia de “design” da marca de Hiroshima, Japão (chama-se “Kodo” e remete-nos para a “alma do movimento”) com a tecnologia de substituição dos motores de combustão interna.
Este automóvel elétrico apresenta-se em Portugal com duas configurações (Standard e Long Range) e dois níveis de equipamento (Takumi e Takumi Plus). Em todas as versões, tração traseira. O Standard tem motor elétrico com 258 cv/190 kW e 320 Nm alimentado por bateria LFP com 68,8 kWh de capacidade (a autonomia WLTP é de até 479 km, registo que resultado do consumo médio homologado de 16,5 a 16,6 kWh/100 km).

Já o Mazda6e Long Range tem um motor elétrico com 245 cv/180 kW e 320 Nm alimentado por uma bateria NCM com 80 kWh de capacidade. A marca nipónica reivindica até 552 km de autonomia (692 km urbanos). O consumo anunciado é de 12,6 a 12,7 kWh/100 km.
Atendendo às diferentes tipologias de bateria, também as potências de recarga são distintos: a versão Standard carrega a 200 kW, o que lhe permite passar de 10 a 80% da bateria em 24 minutos, enquanto a Long Range carrega a apenas 95 kW, o que faz com que demore 47 minutos para passar de 10 a 80% da bateria. Caso se recorra a uma “wallbox” de 11 kW, as duas versões carregam totalmente as suas baterias em 7h30 e em 8h30, respetivamente.
Interior cuidado
O interior inspira-se na elegância e cuidado associado às tradições japonesas, enfatizando a simplicidade e a organização dos espaços. A versão de equipamento Takumi apresenta estofos em pele bege ou em preto, ao passo que na versão Takumi Plus os estofos são em pele castanha e suede, com acabamentos em pele e pele sintética, contando com tejadilhto panorâmico em vidro escurecido.
Os bancos dianteiros têm ajuste elétrico, podendo ser aquecidos ou arrefecidos, contando o do condutor com função de memória. A capacidade da bagageira, cuja tampa tem acionamento elétrico, ascende aos 466 litros.
No domínio tecnológico, integra painel de instrumentos digital de 10,2 polegadas que pode ser complementado com “head-up display”, que projeta as informações principais no para-brisas. Ao centro do painel de bordo está o ecrã tátil de 14,6 polegadas, garantindo acesso às funções de infoentretenimento e demais sistemas.

Outros equipamentos são o ar condicionado de duas zonas, carregamento “wireless” de smartphone, ligação sem fios a Apple CarPlay e Android Auto, ou o sistema de som SonyPRO, composto por 14 altifalantes, incluindo nos apoios de cabeça dianteiros. Em termos de segurança, o Mazda6e também se destaca, com nove airbags e sistema avançado de assistência ao condutor com elementos como a Travagem de Emergência Autónoma, Aviso de Saída da Faixa de Rodagem ou o Reconhecimento de Sinais de Trânsito.
Esta berlina elétrica estará disponível em oito cores metalizadas, incluindo a popular “Soul Red Crystal”, e opções de jantes de 19 polegadas “aero-design” em liga leve. O diferencial de preços entre os dois níveis de equipamento é de 1.950€.
Por fim, em termos de preços, o Mazda6e terá um preço de entrada de 40.050€ para a versão Standard Takumi, enquanto a Long Range Takumi inicia-se nos 42.550€. A Mazda especifica que estes valores são especiais de pré-lançamento, sendo abrangidos por uma campanha com desconto de 2.460€ sobre o preço normal. Adicionalmente, a marca está a oferecer 615€ em acessórios. As primeiras entregas do Mazda6e estão previstas para o final do verão.

Comments