McLaren e Ferrari à frente na pré-temporada
- José Caetano
- 1 de mar.
- 2 min de leitura
A Fórmula 1, cumpridos três dias de testes em Sakhir, no Bahrain, encontra-se em contagem decrescente para o arranque da edição 76 do Campeonato do Mundo, a 16 de março, com o Grande Prémio da Austrália, no Albert Park de Melbourne. Nos ensaios de pré-temporada, as 10 equipas e os 20 pilotos, combinadas, totalizaram 21.085 km. Teoricamente, McLaren e Ferrari à frente dos rivais, mas melhor registo do programa foi de Carlos Sainz, da Williams-Mercedes, com 1.29,348 m!

A Fórmula 1, durante três dias, concentrou-se em Sakhir, no Bahrain, para cumprir os três dias de testes coletivos organizados na pré-temporada. Agora, arranque da contagem decrescente para a corrida inaugural do campeonato de 2025, o 76.º na história do Mundial organizado desde 1950 e está a comemorar 75 anos. Tratando-se de testes e desconhecendo-se as condições em que as equipas trabalharam, a dúvida sobrepõe-se à certeza e, assim, recomenda-se prudência na interpretação dos resultados. Existem, no entanto, factos indiscutíveis: as 10 escuderias e os 20 pilotos que participaram no programa realizaram 3896 voltas a circuito com 5,412 km e 15 curvas.

Diz quem acompanhou os testes, analisou a maioria dos dados registados durante as seis sessões de trabalho e conversou com muitos elementos das equipas que o campeonato de 2025, que tem início marcado para 16 de março, no Albert Park de Melbourne, será, seguramente, muitíssimo competitivo, existindo até quem afirme que a Fórmula 1 nunca teve temporada tão excitante como a que está na “linha do horizonte! Ainda assim, provam-no os números de Sakhir, a McLaren, a campeã de construtores em título, encontra-se à frente das rivais…
No Bahrain, Lando Norris e Oscar Piastri concentraram-se no desenvolvimento do MCL39, trabalhando ora com muito combustível, ora com pouco… O McLaren foi o monolugar mais rápido em qualquer das situações, ainda que superando a Ferrari por margens sempre muito reduzidas – respetivamente, 0,21 s e 0,15 s. A Scuderia realizou a pré-temporada mais promissora em muitos anos, com Charles Leclerc e Lewis Hamilton a adaptarem-se rapidamente ao SF-25.

Red Bull e Mercedes aproximaram-se das rivais apenas no terceiro dia de trabalho, mas nenhuma surpreendeu tanto como a Williams-Mercedes, quinta em 2025 nas duas tabelas apresentadas atrás, depois de acabar os testes de pré-temporada de 2024 em nona! E Carlos Sainz, na “estreia” pela equipa, protagonizou a volta mais rápida de todo o programa, com 1.29,348 m; no ano passado, na qualificação para o Grande Prémio do Bahrain, Alexander Albon, no FW46 antecessor do FW47, não conseguiu melhor do que o 13.º tempo, com 1.30.221 m (logo, o espanhol foi 0,873 s mais veloz!). Na mesma comparação, entre as 10 equipas na Fórmula 1, além da Williams, apenas Alpine progrediu, com menos 0,753 s em 2025 do que em 2024.

Comments