Mês de março confirma tendência de crescimento do mercado automóvel nacional com o primeiro trimestre a contar com um aumento de 13,1% face ao período homólogo de 2023. Elétricos totalizam 16% dos ligeiros de passageiros novos vendidos entre janeiro e março
As vendas de automóveis novos em Portugal continuam a sua tendência de crescimento, com um aumento de 6,7% em março, equivalendo a 26.240 automóveis novos colocados no mercado, de acordo com os dados avançados hoje pela Associação Automóvel de Portugal (ACAP).
Quando se analisa o primeiro trimestre, uma vez mais em comparação direta com o período homólogo de 2023, o aumento foi de 13,1%, o que equivale a um total de 68.520 registos, assistindo-se a uma recuperação acentuada para valores praticamente idênticos aos da fase pré-pandemia (69.623 unidades matriculadas no primeiro trimestre de 2019).
Por categorias, foram matriculados em Portugal 22.796 automóveis ligeiros de passageiros novos, ou seja, mais 6,2% do que no mesmo mês de 2023, enquanto o acumulado do primeiro trimestre equivale a 59.044 ligeiros de passageiros novos, assistindo-se então a uma variação positiva de 13,1% relativamente ao período homólogo de 2023.
De janeiro a março de 2024, os dados da ACAP revelam que 51,5% dos veículos ligeiros de passageiros matriculados novos enquadram-se na tipologia de outras energias, nomeadamente elétricos e híbridos. Em particular, verifica-se que 16% dos ligeiros de passageiros novos eram elétricos (em março, chegou aos 16,4% do mix do mercado nacional), batendo assim os híbridos, que representam 15,4% do total. Já o gasóleo continua a perder relevância e tem apenas 8% das vendas de ligeiros de passageiros novos no primeiro trimestre.
Quanto ao mercado de ligeiros de mercadorias, este registou uma evolução positiva de 17% em março, face ao mês homólogo do ano anterior, situando-se em 2.843 unidades matriculadas. Em termos acumulados, o mercado atingiu 7.591 unidades, o que representa um aumento de 14,1% em comparação com o mesmo período do ano de 2023.
Por fim, no mercado de veículos pesados, o qual engloba os tipos de passageiros e de mercadorias, em março de 2024 verificou-se uma queda de 12,8% em relação ao mês homólogo de 2023, tendo sido comercializados 601 veículos desta categoria. No primeiro trimestre, as matrículas desta categoria totalizaram 1.885 unidades, o que representou um aumento do mercado de 9,5% relativamente ao mesmo período de 2023.
Renault foi líder em março
Por marcas e no que diz respeito aos ligeiros de passageiros novos, a Renault foi a marca que mais vendeu em março, com um total de 2.236 unidades matriculadas, ou seja, mais 54,2%, num crescimento bastante relevante que se traduz ainda na maior quota de mercado do mês – 9,81%. Seguiu-se a Peugeot, que matriculou 2.143 unidades em março, menos 15,4% face ao mês do ano anterior, o que pode ser justificado pela mudança de geração de um dos modelos mais importantes, o 3008.
A Dacia foi a terceira marca mais vendida em março, mantendo assim a sua boa prestação comercial em Portugal, com 1.822 unidades matriculadas, mais 38,3%, ficando pouco à frente da Mercedes-Benz, que matriculou 1.802 ligeiros de passageiros e teve um crescimento de 26,3% face ao mesmo mês do ano passado.
Seguiu-se a Nissan, com 1.443 automóveis matriculadas, num aumento de 82% face ao mesmo mês de 2023, ficando à frente de Citroën (1.265 unidades, mais 9,6%), Tesla (1.184 unidades, mais 19,6%) e BMW (1.181 unidades, menos 13,4%).
Nota, mais abaixo na tabela, para o crescimento da Mitsubishi, que viu as vendas aumentarem em 146,8% na comparação direta entre os meses de março de 2023 e de 2024, com 464 unidades registadas este ano, muito por “culpa” de uma gama rejuvenescida com a ajuda da Renault. Aliás, este cenário é claramente reforçado, também, pelos 289,7% de crescimento no total de vendas de janeiro a março, passando de 340 em 2023 para 1.325 unidades em 2024.
No acumulado do primeiro trimestre, a Peugeot lidera “folgada” a tabela, com um total de 6854 unidades registadas, um aumento de 12,2% face a igual período do ano passado, com uma quota de mercado ligeiramente interior (11,61% contra 11,71%). A Renault ocupa o segundo posto, com uma 4863 unidades matriculadas, mais 26,4% do que na fase homóloga de 2023, ganhando em quota de mercado (8,24% contra 7,37%), ao passo que a Dacia segura o seu lugar no pódio, com um valor acumulado de 4.494 unidades, crescendo 43,2% face ao período homólogo do ano transato.
A Mercedes-Benz figura em quarto lugar, com 4.301 unidades registadas (mais 23,5%), seguida pela Citroën, com 3.874 unidades (mais 43,4%) e pela BMW (3.286 unidades, menos 4,5%). A Toyota, Nissan, Tesla e Kia completam o top 10 das marcas mais vendidas em Portugal.
Comments