Marca inglesa propriedade do Grupo BMW, no Auto China de 2024, em Pequim, apresenta versão de produção em série do Aceman, modelo que substitui o Clubman e tem apenas motorizações elétricas. Entre os argumentos, dimensões muito compactas, espaço a bordo e versatilidade.
Maior do que o Cooper, mais pequeno do que o Countryman: é este o posicionamento do Aceman na gama da Mini, compacto com 5 portas que substitui, indiretamente, o Clubman e tem a ambição de acelerar a eletrificação da marca inglesa propriedade do Grupo BMW, desde logo por produzir-se sem mecânicas de combustão interna.
A Mini compara o Aceman à ideia original de Alec Issigonis, o "pai" do Mini, que perseguiu o aproveitamento inteligente do espaço a bordo de um automóvel muitíssimo compacto. Este conceito progrediu ao longo dos tempos, mas o modelo novo propõe reinterpretação do conceito fundador, independentemente de contar com 5 lugares no habitáculo.
O Aceman mede 4,075 m de comprimento, 1,754 m de largura e 1,495 m de altura, posicionando-se, nas dimensões, entre o Cooper e o Countryman. A bagageira tem 300 litros, mas admite-se a possibilidade de aumentar a capacidade até aos 1005 litros, através do rebatimento dos encostos dos bancos traseiros.
A marca propõe um "design" funcional e tradicional que prenuncia agilidade. Na dianteira, manutenção dos faróis hexagonais (numa interpretação bastante livre) com tecnologia LED de iluminação, sendo que as luzes diurnas também têm a tecnologia, mas podem ter três configurações.
A temática hexagonal volta a figurar numa grelha com contornos contrastantes, mesmo se este hexágono fica “incompleto” na parte inferior, por fundir-se com a proteção integrada no para-choques, naquela que é uma abordagem inovadora a este conceito.
As barras no tejadilho são de série, bem como as proteções inferiores na carroçaria, fórmula que proporciona um aspeto mais aventureiro ao Aceman, mesmo não sendo essa a missão do modelo. Nota, ainda, para as jantes de liga leve, de 17'' a 19'', consoante a versão.
Interior simplista mas “com carácter”
A bordo, a marca apelou ao “Charismatic Simplicity” (simplicidade carismática) que adotou como linguagem de "design", com o número de comandos físicos reduzido ao mínimo indispensável, devido à concentração de comandos no monitor circular central OLED com 240 mm de diâmetro e vidro de alta qualidade na superfície. O modelo recorre à mais recente geração do sistema de infoentretenimento Mini Operating System 9, o qual tem a particularidade de ser controlado tanto por toque como por voz.
O assistente de voz pode ser ativado através da frase “Hey MINI” ou por botão no volante, dispondo de uma representação gráfica no ecrã OLED, dando assim a oportunidade ao condutor de acionar diferentes funções, incluindo navegação, telefone, entretenimento ou outros sistemas do veículo. Adicionalmente, a marca diz que este sistema tem capacidades de aprendizagem através do diálogo e pode até "memorizar" algumas rotinas.
O sistema de infoentretenimento assenta num conceito de mosaicos no qual as informações da velocidade e do estado de carga da bateria são sempre apresentados na parte superior do ecrã, diretamente no campo de visão do condutor. Tocando no menu da velocidade, abre-se um velocímetro de grandes dimensões para podermos focar-nos mais na experiência de condução. Existem ainda outros “widgets” na parte inferior do ecrã, nomeadamente para Navegação, Média, Telefone e Climatização.
Modos de experiência
O Aceman também tira partido dos Mini Experience Modes (programas de condução), que alteram diversos parâmetros do interior, incluindo a iluminação ambiente do habitáculo. Os sons da condução também se adaptam ao modo de ação selecionado. Entre os oito modos disponíveis, o “Pessoal” oferece opções inovadoras para personalizar o "cockpit", como, por exemplo, a escolha de uma imagem a partir de um "smartphone" (através da aplicação Mini) para apresentar como fundo de ecrã. Um seletor de cores digital identifica as cores dominantes da fotografia para projeção nas superfícies têxteis do painel de instrumentos. Outros modos: “Go-Kart”, “Vivid”, “Core”, “Green”, “Timeless”, “Balance” e “Trail”.
O modo “Go-Kart”, por exemplo, foca-se, claramente, no dinamismo e no ADN da marca. O ecrã e o interior apresentam-se com duas cores dominantes (antracite e vermelho), enquanto os mostradores analógicos específicos para a dinâmica de condução complementam um Mini Experience Mode inspirado no que conhecemos da versão John Cooper Works.
A Mini promete uma vertente dinâmica em linha com o conceito de condução desportiva da marca, sem prejudicar o conforto, tirando partido de amortecimento específico e de novas barras estabilizadoras. A direção foi aprimorada, bem como a resposta do acelerador. Os Mini Experience Modes com vários ajustes de suspensão estão disponíveis para uma condução diferenciada.
Elétrico com várias versões
O Mini novo está disponível apenas em versões elétricas. No lançamento, Aceman E com 135 kW/184 cv e 290 Nm, valores que permitem acelerar de 0 a 100 km/h em 7,9 s e atingir 160 km/h. Neste modelo, bateria com 42,5 kWh de capacidade para uma autonomia (WLTP), em ciclo combinado, entre 298 km e 310 km.
No Aceman SE, 160 kW/218 cv e 330 Nm, 0-100 km/h em 7,1 s e 170 km/h. Neste caso, bateria com 54,2 kWh de capacidade, o que confere uma autonomia de 406 km, igualmente de acordo com o protocolo europeu de homologação.
A bateria do Aceman pode ser carregada com corrente alternada a 11 kW ou, em postos de carga rápida, a 75 kW no Aceman E e 95 kW no Aceman SE. Neste caso, a bateria pode ser carregada de 10% a 80% em pouco menos de 30 minutos. Se a tecnologia Mini Navigation estiver ativada, a bateria de alta tensão pode ser ajustada antecipadamente à temperatura ideal para um carregamento eficiente, o que reduz, significativamente, o tempo de carga, especialmente nos climas frios.
Aceman nos concessionários europeus da Mini durante o último trimestre do ano. Compacto novo posiciona-se acima do Cooper e abaixo do Countryman
Em concordância com as novas regras de segurança da União Europeia, o modelo oferece os mais recentes assistentes eletrónicos à condução, incluindo um sistema inédito para a manutenção do automóvel na faixa de rodagem, o que é muito útil em autoestrada. Graças a 12 sensores ultrassónicos e a quatro câmaras Surround View, o Aceman identifica espaços de estacionamento vazios com maior precisão, iniciando também manobras automáticas quando o espaço é limitado. O parqueamento remoto através de "app" no "smartphone" também é opcional.
Este dispositivo também pode servir de chave digital para acesso ao veículo. As luzes dianteiras e traseiras iniciam a projeção de boas-vindas assim que o condutor se encontra a menos de três metros de distância do automóvel e as portas abrem-se automaticamente. Substitui a chave convencional e pode ser partilhada entre vários utilizadores.
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