Parceria entre as duas companhias deu origem ao Midsummer, um descapotável especial com edição limitada a apenas 50 unidades, todas com motores de 6 cilindros em linha.
Reconhecendo o potencial de modelos produzidos em números limitados, também a Morgan, marca conhecida pelos seus modelos de aspeto mais clássico e conceção artesanal, abraça este tipo de conceito através de uma parceria levada cabo com a Pininfarina.
O resultado é o Midsummer, uma “barchetta” no sentido mais tradicional do termo, que colaboraram na reinterpretação do formato da Morgan ao abrigo do programa “fora de série” (“Fuoriserie”) da Pininfarina.
O Midsummer tem por base a mais recente plataforma de alumínio CX-Generation, altamente rígida, mas também ligeira – a marca aponta a um peso em seco de apenas 1.000 kg. O novo projeto da Morgan conta ainda com motor turbo de seis cilindros em linha associado a uma caixa automática de oito velocidades, sendo estes dois elementos provenientes da BMW. Tecnicamente, nota ainda para o sistema de amortecimento ajustável Nitron, produzidos especificamente para este modelo.
Reinterpretar as linhas do passado
A colaboração entre a Morgan e a Pininfarina surgiu de um desejo mais alargado da marca de automóveis de criar séries especiais limitadas, baseadas na sua plataforma de alumínio CX-Generation, que celebrem e demonstrem a diversidade do design instantaneamente reconhecível da Morgan, ao mesmo tempo que o fazem evoluir.
“O Midsummer é dedicado aos indivíduos entusiásticos que vão desfrutar de uma experiência de condução não convencional, sensorial e analógica. Ao identificar e reinterpretar os ideais da Morgan, o Midsummer torna o nosso legado numa estética charmosa, sofisticada e intemporal”, refere Massimo Fumarola, CEO da Morgan.
O desenvolvimento da carroçaria levou imensas horas, com o objetivo de encontrar um desenho respeitador do legado da marca, mas também capaz de prever elementos do seu futuro, com um toque de excentricidade à mistura. O conceito inspira-se, de certa forma, nos automóveis das décadas de 1930 e de 1940, enquanto a icónica linha de cintura da Morgan mantém-se inalterada, não faltando também os pontos com madeira exposta, naquela que é praticamente uma estreia (a madeira mantinha-se, quase sempre, oculta na estrutura dos veículos).
Inspiradas nas aplicações marítimas, as estruturas de madeira esculpidas rodeiam o habitáculo. Formadas à mão com teca durável de alta qualidade, centenas de camadas individuais de madeira (cada camada tem apenas 0,6 mm de espessura) são delicadamente laminadas para completar cada secção. Mais notáveis são as partes superiores do painel de instrumentos, com 126 camadas de teca, e as secções superiores das portas, com 120 camadas cada. A utilização de várias camadas, em vez de uma única peça de madeira, acrescenta resistência e durabilidade, necessárias para elementos expostos.
A otimização aerodinâmica tornou-se obrigatória para este modelo, com as cavas das rodas dianteiras e o “nariz” a serem exclusivos deste Midsummer. Há uma nova assinatura luminosa com acabamentos em prata a ladear a grelha em ferradura com uma meia-lua na sua parte mais cimeira
O número de elementos moldados à mão do Midsummer é superior ao de outros modelos Morgan e apresenta uma maior complexidade. Os painéis da carroçaria em alumínio trabalhados à mão demoram mais de 250 horas a produzir. Como tal, cada veículo demorará mais tempo a passar pela fábrica da Morgan em Pickersleigh Road quando a produção começar no terceiro trimestre de 2024.
As jantes de 19 polegadas forjadas também foram desenhadas exclusivamente para esta “barchetta”, com um peso unitário de apenas 10 kg – menos 3 kg do que as jantes equivalentes utilizadas no Plus Six. As jantes contam com pneus Michelin Pilot Sport 5 com perfil aumentado para incrementar a consistência dinâmica e estética, em linha com a sua aparência de há quase um século. Esse mesmo efeito foi pretendido com o prolongamento da secção traseira, que incluem novos grupos óticos.
A bordo, há novos mostradores analógicos produzidos artesanalmente no Reino Unido, com acabamento em branco. O volante tem um novo conceito, com centro em alumínio forjado, sendo ainda de contar com um novo sistema de áudio premium da Sennheiser.
Edição limitada
Apenas 50 unidades do Midsummer serão produzidas, tendo sido todos vendidos aos clientes durante uma série de sessões de pré-visualização exclusivas. Cada cliente beneficiará de uma consulta individual com os designers da Morgan para ajudar a personalizar o seu Midsummer.
A estreia pública do Midsummer está prevista para o Festival de Velocidade de Goodwood de 2024, que se realiza em julho.
Comments