Elon Musk revelou que a segunda geração do Tesla Roadster, anunciada em 2017, poderá começar a ser produzida em 2025, ano em que também robôs autónomos novos poderão começar a desempenhar tarefas laborais nas fábricas da construtor norte-americano.
Adiado por diversas vezes, o Tesla Roadster de segunda geração poderá ser lançado em 2025, de acordo com o CEO da marca, Elon Musk. Revelado em versão concept num evento de 2017, o Roadster de nova geração estaria equipado com pequenos foguetes espaciais que ajudariam à dinâmica, mas a chegada ao mercado tem vindo a ser sucessivamente adiada.
Porém, em teleconferência de divulgação de resultados financeiros, Musk afirmou que o processo de engenharia do Roadster está concluído, “querendo melhorar algumas coisas” e que a passagem à produção irá ocorrer em 2025, embora este tipo de anúncios já tenha sido feito pelo CEO da Tesla anteriormente, sem que se tivessem cumprido.
Recorde-se que o nascimento da Tesla está intimamente ligado ao Roadster, neste caso, o de primeira geração, que teve por base um chassis do Lotus Elise, convertido para veículo elétrico pela marca americana, tornando-se então no primeiro automóvel de produção a dispor de bateria de iões de lítio.
Adicionalmente, a marca prepara também a produção em número limitado de robôs humanoides, o Optimus, para a execução de algumas tarefas dentro das fábricas da Tesla já em 2025, podendo ser oferecidos a outras marcas em 2026 com o aumento gradual da produção.
Na mesma conferência de resultados financeiros, Musk adiantou que a apresentação do robotaxi autónomo também está agora agendada para outubro, com Musk a dizer que este período está a ser utilizado para melhorar os veículos e a sua funcionalidade.
Trimestre complicado
Os anúncios feitos por Musk nos últimos dias serviram, também, para satisfazer os investidores da Tesla, marca que teve um segundo trimestre complicado em termos de contas. O ponto menos positivo foi o lucro líquido de 1.5 mil milhões de dólares no segundo trimestre, caindo 45% em comparação com os 2,7 mil milhões de dólares do trimestre anterior.
As entregas globais da marca caíram 4,8%, para 443.956 unidades
As entregas globais da marca caíram 4,8%, para 443.956 unidades, refletindo um ambiente cada vez mais concorrencial nos principais mercados globais, como o americano, europeu e chinês, nos quais são em cada vez maior número as marcas com modelos elétricos a concorrerem com a Tesla.
Ainda assim, as receitas subiram ligeiramente para os 25.5 mil milhões de dólares, ou seja, mais 2% face ao mesmo período do ano anterior.
Commentaires