top of page
Foto do escritorJosé Caetano

NASCAR antecipa futuro elétrico

Os promotores da categoria do desporto automóvel mais popular no outro lado do Atlântico, após a estreia de motorizações híbridas nos monolugares que aceleram no IndyCar, apresentaram protótipo de carro de competição elétrico com 1000 kW (1341 cv)!



A competição é importantíssima para a eletrificação do automóvel, desde logo por poder funcionar como um laboratório excecional para o desenvolvimento de mais e melhores tecnologias. Recentemente, a meio da temporada de 2024, registou-se a introdução de motorizações híbridas nos monolugares do IndyCar. Agora, é a vez do NASCAR, o campeonato mais popular nos EUA, antecipar o futuro.

 

O promotor do NASCAR tem o compromisso de reduzir, rapidamente, as emissões de gases de escape no campeonato e, para cumpri-lo, também admite o recurso à eletrificação.

Confirma-o com protótipo desenvolvido com a equipa que trabalhou no desenvolvimento da geração atual de máquinas da Cup Series ou no Chevrolet Camaro ZL1 com que a Hendrick Motorsports participou na edição de 2023 das 24 Horas de Le Mans.


Chevrolet Camaro ZL1

O protótipo nas imagens tem três motores elétricos da austríaca STARD, empresa que também equipou o Ford F-150 Lightning SuperTruck que dominou a edição de 2024 da Rampa de Pikes Peak (Colorado, EUA). O sistema alimentado por bateria com 78 kWh de capacidade assegura a disponibilidade de quatro rodas motrizes e rende uma potência máxima combinada de 1000 kW/1341 cv!

 

A “start-up” suíça Bcomp trabalhou no material compósito de todos os painéis da carroçaria de protótipo que tem o mesmo chassis dos “Next Gen” que competem no NASCAR desde 2022, com direção, rodas e suspensões adaptadas por equipa de engenheiros que também teve de integrar sistemas de recuperação de energia nos travões. O formato do modelo também muda, seguramente para manutenção da atratividade de competição que conta com a participação de três construtores cada vez mais adeptos de elétricos e Sport Utility Vehicles (SUV): Chevrolet, Ford e Toyota.



Durante a apresentação do protótipo novo, a NASCAR comprometeu-se com “zero emissões” no campeonato em meados da próxima década, mas admitiu tratar-se de mudança muito complexa para competição que sempre promoveu os «motores de combustão interna». E a ambição estende-se a todas as operações associadas à organização, nomeadamente à logística.

0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

コメント

5つ星のうち0と評価されています。
まだ評価がありません

評価を追加
bottom of page