Dupla de desportivos tem sucessão assegurada. Eletrificação avança muito mais depressa, anunciado-se seis novidadades até 2027 para que os modelos sem motores de combustão interna passem a representar 40% das vendas da marca na Europa
Os entusiastas da Nissan podem estar descansados: Os míticos modelos GT-R e Z continuarão a fazer parte do portfólio da marca. Quem o garantiu foi Ponz Pandikuthira, Vice-Presidente Sénior e Diretor de Planeamento da Nissan América do Norte, em declarações ao site Motor Authority durante o Salão Automóvel de Nova Iorque, ainda que admita que as suas respetivas atualizações possam demorar algum tempo a surgir.
A próxima geração do GT-R será baseada em plataforma nova, como disse o responsável máximo da marca em 2021, Makoto Uchida. Confirma-se, igualmente, que o superdesportivo manterá a configuração interior de 2+2 lugares
"A próxima geração do GT-R tem de ser um GT-R autêntico", afirmou Pandikuthira. Para isso, o GT-R deve nascer, ser desenvolvido e testado nas pistas de corrida. Se o GT-R passasse a ser totalmente elétrico, não seria capaz de dar uma volta em Nürburgring para depois ter de parar, carregar as suas baterias e arrefecer. A performance em condições próximas da competição não será comprometida num GT-R", afirma Pandikuthira, depois de ter igualmente confirmado que a produção da atual geração terminará em breve, após dezasseis anos de serviço.
Fórmula E é banco de ensaio
A equipa de engenharia da Nissan está à espera que a tecnologia evolua. Pandikuthira referiu que o grupo propulsor para a próxima geração do GT-R ainda não foi definido, mas confirmou que a Fórmula E é um banco de ensaios para o seu desenvolvimento, disciplina onde a marca que representa, destacou, tem sido bem-sucedida com, por exemplo, a recente vitória da equipa da McLaren na prova de São Paulo, cujo monolugar foi concebido e construído pela Nissan.
Alfonso Albaisa, Vice-Presidente Sénior da Nissan, abriu um pouco mais o jogo, revelando a visão da marca para aquilo que poderão vir a ser os próximos GT-R e Z. O concept Hyper Force - apresentado no Salão Automóvel de Tóquio de 2023 - não ostentava um emblema GT-R, destacou. Mas, com a mesma abordagem, observou igualmente que o Concept 2020 Vision Gran Turismo de 2014 adotou uma linguagem de design inspirada por uma linha temporal precedente. As marcas distintivas do GT-R perdurarão e tal como as gerações anteriores, o próximo GT-R poderá ser conduzido para a pista, na pista, bem como utilizado no dia a dia. O Godzilla precisa de ser um " automóvel feio e ameaçador", de acordo com Albasia.
Várias hipóteses em estudo. Novo Z também avança
O departamento de design da Nissan tem neste momento várias propostas para o R36 GT-R em cima da mesa. O design final ainda não foi definido, mas Albasia afirmou que o R36 irá provavelmente manter a sua identidade de design caraterística de quatro faróis traseiros, ainda que esta possa adotar uma nova conceção e estilo.
Apesar da mais recente geração do desportivo Z - um projeto que nem estava previsto passar à produção - estar no mercado há apenas dois anos, Pandikuthira confirmou que a Nissan vai lançar uma nova geração e Albaisa comentou que o 350Z, introduzido para o model year de 2003, rompeu com o passado e assumiu um design progressivo que o 370Z, lançado em 2009, evoluiu. Já o Z atual remete para o passado com elementos de estilo retro inspirados nos 240Z e 300ZX. O Vice-Presidente Sénior da Nissan concluiu dizendo que um novo Z teria de ser uma nova e completa iteração do 240Z ou, uma vez mais, teria de romper completamente com a tradição e introduzir um design progressivo, colocando totalmente de parte uma abordagem de meio-termo.
Objetivo Europa 2027: 40% das vendas com elétricos
As vendas da Nissan na Europa deverão atingir um mix de veículos elétricos a bateria "superior a 40%" até março de 2027, prometeu o seu CEO, Makoto Uchida, como parte da nova estratégia de médio prazo da marca. Para o conseguir, está confirmado o lançamento de seis novos automóveis na região até essa altura, ainda que a Nissan não tenha especificado o tipo de motorização em todos eles.
Porém, Uchida afirmou que a marca que lidera irá adotar uma "abordagem equilibrada" na combinação entre veículos puramente elétricos e híbridos, tendo já confirmado o lançamento da terceira geração da tecnologia híbrida e-Power na Europa, o que representa, no entanto, um recuo relativamente à promessa feita no ano passado de que todos os novos lançamentos da Nissan no continente europeu seriam totalmente elétricos.
A marca tinha já anunciado planos para quatro novos veículos elétricos a bateria para o mercado europeu, mas não deu prazos para os lançamentos. Espera-se que pelo menos três deles sejam lançados antes de 2027. Um deles poderá ser a nova geração do Micra - modelo que será construído sobre a mesma plataforma do novo Renault 5 - cujo design poderá inspirar-se no do concept 100% elétrico 20-23.
Atualmente, a Nissan produz apenas um veículo BEV para a Europa, o SUV Ariya, pois a produção do Leaf na única fábrica da empresa na região, em Sunderland, Inglaterra, foi interrompida em março, estando a Nissan a preparar o seu substituto, o qual deverá trocar a sua carroçaria hatchback por uma SUV, chegando ao mercado em 2025. Outros modelos que deverão ser substituídos por novas versões puramente elétricas são as atuais gerações do Juke e do Qashqai.
Recorde-se que no ano passado a Nissan vendeu 28.625 automóveis elétricos na Europa, o que equivale a uma quota de 9,7%. As vendas de veículos elétricos da marca Nissan diminuíram 16% em relação ao ano anterior, devido ao declínio da procura pelo Leaf, de acordo com os dados do investigador de mercado Dataforce.
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