top of page
Logotipo | e-auto

Norris devolve vitória a Piastri

Foto do escritor: José CaetanoJosé Caetano

Na ronda 21 do Mundial de 2024, em São Paulo, Brasil, quando Lando Norris ainda lutava com Max Verstappen pelo título de pilotos, Oscar Piastri, no Sprint realizado na véspera do Grande Prémio, “cedeu” a vitória ao parceiro na McLaren-Mercedes. Esta tarde, no Catar, o inglês pagou a “dívida” ao australiano. A escuderia britânica está cada vez mais próxima de ganhar título que não conquista desde 1998…



Oscar Piastri, em McLaren-Mercedes, venceu o sexto (e último) Sprint no mapa do Mundial de 2024, repetindo o resultado de 2023 na corrida com o mesmo formato integrada no programa do Grande Prémio do Catar. O australiano, 23 anos, ganhou por “decisão” do parceiro de equipa Lando Norris, que comandou a ação quase de fio a pavio, depois de arrancar da “pole position”, mas entendeu pagar a dívida que mantinha com o companheiro desde São Paulo, quando ainda estava na luta pelo título com Max Verstappen, da Red Bull-Honda RBPT – Piastri deixou Norris ganhar.



Em Lusail, a passagem de testemunho no comando aconteceu com a bandeira de xadrez à vista, depois de Norris perceber que a cedência do comando a Piastri não comprometia o resultado coletivo da McLaren-Mercedes, que somou o máximo de 15 pontos e consolidou a primeira posição no Mundial de Construtores, passando a contar com mais 30 do que a Ferrari, que marcou apenas nove (Sainz acabou em quarto e Leclerc em quinto), e 67 do que a bicampeã Red Bull-Honda RBPT, que só conseguiu um (Verstappen oitavo, Pérez… 20.º!).



A McLaren-Mercedes, recordamo-lo, não vence título de construtores desde 1998, mas pode ganhá-lo pela nova vez na penúltima ronda do campeonato de 2024, se somar mais 21 pontos do que a Scuderia Ferrari e não perder nove para a Red Bull-Honda RBPT na contabilidade final da terceira edição do Grande Prémio do Catar. Ainda esta tarde (18h00 em Portugal Continental), a sessão de qualificação para a corrida principal (57 voltas) do programa da Fórmula 1 em Lusail, amanhã (16h00).



“Executámos tudo na perfeição e cumprimos o objetivo da equipa, conseguindo a primeira e a segunda posições! Disseram-me para não ceder a posição, mas tinha esta ideia desde o Brasil e, hoje, conseguiu executá-la. A minha ambição é ganhar campeonatos e grandes prémios, não corridas de Sprint”, disse Norris. “Estivemos muitíssimo bem e podemos melhorar para amanhã”, rematou Piastri.





Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page