Novo E-Tech T disponível para encomenda a partir do segundo semestre do próximo ano.
A Renault Trucks divulgou os detalhes do novo E-Tech T, a mais recente evolução do camião elétrico francês cuja autonomia atinge agora os 600 quilómetros. Esta melhoria foi conseguida graças à adoção de um novo eixo elétrico, o qual permite instalar os motores elétricos e transmissão na traseira do camião, libertando espaço para instalar packs adicionais de baterias.
"O lançamento deste camião elétrico vai impulsionar a transição do setor para a mobilidade elétrica", explicou Emmanuel Duperray, Vice-Presidente Sénior de Mobilidade Elétrica da Renault Trucks. "Acreditamos que uma autonomia de 600 km com uma única carga, combinada com o desenvolvimento de redes públicas de infraestruturas de carregamento até 2026 - em particular através da nossa joint venture Milence – permitir-nos-á alcançar a paridade operacional com a tecnologia Diesel que os nossos clientes esperam".
Desenvolvido para transporte de mercadorias em longas distâncias, o novo E-Tech T complementa a gama atualmente disponível com diversas opções de autonomia, configuração e equipamento.
A Renault Trucks compromete-se igualmente a disponibilizar soluções de simulação que permitem aos clientes configurar o modelo que melhor responde às suas necessidades.
"Não pretendemos entrar numa corrida pela maior autonomia com um único carregamento", sublinhou Emmanuel Duperray. “As baterias demasiado grandes penalizam a carga útil, aumentam os custos totais de utilização e aumentam a pegada ambiental. É preciso repensar a logística de baixas emissões de carbono, ou seja, reconsiderar os padrões de transporte para otimizar a utilização dos veículos e, consequentemente, reduzir o custo por quilómetro".
A marca francesa de camiões destacou, em comunicado oficial, a importância de uma escolha adequada da bateria em função das necessidades e tipo de utilização, propondo igualmente soluções de otimização para o carregamento. Através desta abordagem, a Renault Trucks garante já ter conseguido percorrer mais de 700 quilómetros com o E-Tech T. O período de encomendas tem início no segundo semestre de 2025.
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