Mazda MX-5 “35th Anniversary"
- João Isaac
- 25 de jan.
- 2 min de leitura
Atualizado: 28 de jan.
Edição especial comemora o 35º aniversário do "roadster" mais bem-sucedido na história do automóvel, estreia a cor Artisan Red Premium Metallic e está disponível só no mercado doméstico, o Japão.

A Mazda anunciou hoje o lançamento da edição comemorativa “35th Anniversary Model”, a qual, tal como o nome indica, celebra os 35 anos do MX-5. A mais recente edição especial do icónico modelo da marca de Hiroshima estará disponível em ambas as versões de carroçaria, soft top e RF, mas em exclusivo para o mercado japonês e, assim, sempre com volante do lado direito.
Um dos grandes destaques do novo MX-5 “35th Anniversary Model” é a sua pintura especial em Artisan Red Premium Metallic, aplicada de acordo com uma inédita técnica que a marca japonesa designa por “Takuminuri”. Segundo a Mazda, esta tecnologia permite obter “uma pintura de elevada precisão e qualidade numa linha de produção em massa, parecendo ter sido pintada à mão por um artesão especializado”.
De acordo com a informação partilhada pela marca, o tom vermelho destaca-se quando a luz incide diretamente, contrastando com as zonas sombreadas, de tom base. A cor surgiu pela primeira vez no CX-80, estreando-se agora na gama do icónico roadster, aplicada nesta edição exclusiva, a que só os clientes nipónicos terão acesso.
A capota é em castanho claro no MX-5 soft top e o painel central do tejadilho da variante RF surge pintado de preto. O contraste da pintura exterior prolonga-se também ao habitáculo, com o interior a recorrer a pele castanha para os acabamentos dos bancos, portas e tablier.

Ao nível do equipamento específico, a versão comemorativa dos seus 35 anos está equipada, por exemplo, com uma placa numerada colocada junto ao guarda-lamas traseiro e com jantes de 17 polegadas, em alumínio, com oito raios duplos e acabamento de alto brilho. Por dentro, destacam-se os apoios de cabeça com a gravação “35th Anniversary” e as decorações em vermelho escuro no interior das saídas de ar da ventilação.
O volume de produção previsto é de apenas 1.000 unidades
O volume de produção previsto é de apenas 1.000 unidades, divididas entre a versão de capota de lona, com o motor Skyactiv-G de 1,5 litros (132 cv) e caixa manual de seis velocidades, e o RF, equipado com o motor Skyactiv-G de 2,0 litros (184 cv) e caixa manual de seis velocidades ou transmissão automática também de seis relações.
Comments