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Foto do escritorPedro Junceiro

Peugeot 5008: gama e preços no lançamento

O próximo passo no processo de eletrificação da Peugeot dá-se com o 5008, modelo que repete os códigos SUV da geração anterior, mas agora com mais tecnologia e sete lugares mais espaçosos a bordo. Encomendas já abertas com preços a partir dos 36.650€ na fase de lançamento (até 31 de julho).



Logo após o lançamento da nova geração do 3008 (e E-3008), a Peugeot revelou o E-5008, que tem como objetivo posicionar-se como um modelo espaçoso, mais familiar, com aspeto dinâmico e com mais tecnologia de conectividade, partilhando muitos componentes com o E-3008.

 

Essa proximidade, declarada abertamente pelos responsáveis da marca francesa, vai além da abordagem meramente estética, já que cerca de 60% dos componentes são partilhados entre os dois modelos, mas com o E-5008 a ser orientado para as famílias mais numerosas, mas para quem o carácter dinâmico é igualmente relevante.


Até ao pilar B, as semelhanças com o E-3008 comprovam a mesma genealogia, mas a secção traseira é diferenciada, com uma linha de tejadilho alongada e com elementos de design que salientam o carácter dinâmico.

 

Num vídeo publicado pela Peugeot, a marca destaca os detalhes estéticos desta nova geração, como a grelha dianteira com visual moderna e com o novo logótipo no centro, ao passo que a assinatura luminosa – com as suas três garras – é imagem de marca.



No saber aproveitar está o ganho 

Apesar dos seus sete lugares, o novo modelo fica até distante dos cinco metros de comprimento. Aproveitando as potencialidades da plataforma STLA-Medium (aqui na sua expressão mais longa, já no limite), o novo E-5008 mede 4,79 m de comprimento, 1,89 m de largura, 1,69 m de altura e 2,90 m de distância entre eixos, o que revela um bom aproveitamento do espaço a bordo.

 

A bagageira varia entre os 748 litros com a terceira fila rebatida, ou os 259 litros com a terceira fila erguida, sendo que a marca desenvolveu um sistema “Easy Access” para entrar e sair desses dois últimos lugares, ao passo que a fila intermédia é deslizável para melhor acomodar os passageiros da terceira fila.



Gaëtan Demoulin, diretor de projeto destas gerações 3008 e 5008, explicou na apresentação a importância que ainda deve ser concedida ao mercado dos automóveis de sete lugares, estabelecendo como rivais os Skoda Kodiaq e Volvo XC90, entre outros, mas o novo E-5008 “aponta a clientes atentos à questão estética, tecnológica e funcional, mas também com um formato distinto e dinâmico. O outro benefício para os clientes é o das emissões zero”.

 

Tecnologia conectada 

Também a bordo, nota para o reforço da tecnologia, sobretudo com a inclusão de um ecrã panorâmico interior de 21” da nova geração, em posição elevada e que recebe o sistema i-Cockpit ligeiramente curvado. Este é composto pelo volante de pequena dimensão, pelo painel de instrumentos de efeito tridimensional que faz parte do ecrã panorâmico e que tem a seu lado outro ecrã, este tátil, para o sistema de infoentretenimento, o qual permite acesso a aplicações online, tecnologia de inteligência artificial ChatGPT ou navegação conectada, além de permitir também a personalização dos botões “i-toggles” com as funções mais utilizadas por parte do condutor.



Os comandos por voz ativados a partir da frase “Ok Peugeot” também permitem interagir com o veículo e com os sistemas. Na versão GT, o Peugeot i-Connect Advanced é de série, permitindo navegação conectada TomTom com função de planeamento de viagem. Para sublinhar a vertente de conforto e de refinamento, o E-5008 conta com bancos Confort e ar condicionado de três zonas, não faltando, ainda, opções como os bancos climatizados (aquecidos e ventilados).


Elétrico... 

No que diz respeito à versão elétrica disponível no lançamento, trata-se de E-5008 com motor dianteiro de 157 kW/210 cv de potência e 345 Nm de binário, com uma série de avanços técnicos para incrementar a eficiências e as prestações. Beneficia de redutor concebido para otimizar a autonomia, mantendo, simultaneamente, elevado nível de desempenho e a capacidade de resposta típica dos motores elétricos, a que se junta ainda uma bateria de iões de lítio de 73 kWh de capacidade útil.

 

O “cardápio” da Peugeot irá propor três versões 100% elétricas e duas eletrificadas, embora no lançamento apenas estejam disponíveis variantes elétrica de 157 kW/210 cv, “mild hybrid” de 136 cv (tecnologia de 48 V) e híbrida “plug-in” de 195 cv.

Com uma composição química NMC (Níquel, Manganês e Cobalto), encontra-se colocada sob o piso e possibilita uma autonomia até 502 km em ciclo combinado WLTP. Possui garantia de 8 anos ou 160.000 km. Esta versão pode ser carregada numa tomada trifásica de 11 kW (de série), admitindo ainda 160 kW de potência máxima nos postos DC, nos quais é possível passar de 20% a 80% de carga em 30 minutos. Com 2.218 kg de peso, acelera dos 0 aos 100 km/h em 9,7 segundos e atinge 170 km/h.



…Ou eletrificado 

Além dessa, o 5008 também estará disponível com versões eletrificadas em dois conceitos: um “mild hybrid” de 136 cv (denominado Hybrid 136 e-DSC6) e um híbrido “plug-in” de 195 CV com nova caixa e-DSC7 e autonomia 100% elétrica de até 82 km (WLTP).

 

A versão Hybrid 136 e-DSC6 recorre a um sistema motriz já conhecido, com esquema técnico composto por motor 1.2 PureTech de nova geração, com 136 cv de potência e 230 Nm de binário (com turbocompressor de geometria variável, distribuição por corrente e funcionamento segundo o ciclo Miller para melhor eficiência térmica), caixa de 6 velocidades automática de dupla embraiagem (especialmente concebida para híbridos) e motor elétrico de 28 cv (21 kW) de potência e 55 Nm de binário, integrado na caixa de velocidades (bem como o inversor e o ECU para otimizar o peso e as dimensões daquele componente).



O motor elétrico permite condução em modo 100% elétrico em cenários de baixos requisitos de binário e auxilia o motor de combustão a limitar os consumos. Durante as desacelerações, o motor atua como gerador para recarregar a bateria de 48 V do sistema híbrido. Durante uma aceleração forte, o motor elétrico fornece binário adicional ao motor a gasolina, fornecendo também o binário de arranque principal do motor de combustão através de uma correia.

 

A bateria de iões de lítio de 48 V tem capacidade bruta de 0,9 kWh (capacidade útil de 0,4 kWh), oferecendo garantia de 8 anos/160.000 km.

 

Quanto à versão híbrida “plug-in”, é uma evolução do sistema anterior, com 195 cv de potência combinada e 350 Nm de binário máximo. Conta com um motor 1.6 PureTech de 150 cv e 300 Nm, associado a um motor elétrico de 125 cv (92 kW) e 118 Nm e a uma nova caixa automática de dupla embraiagem com sete velocidades, otimizada para modelos eletrificados. Está ainda equipado com uma nova bateria de iões de lítio de 21 kWh brutos (17,8 kWh úteis) para uma autonomia em modo 100% elétrico até 82 km (ciclo combinado WLTP). Tal como nas restantes versões, a garantia é de 8 anos/160.000 km. Pode ser recarregada a 3,7 kW ou, em opção, a 7,4 kW.



Para 2025 são esperadas duas outras versões 100% elétricas: a de maior autonomia recorre a motor de 170 kW/230 cv (343 Nm de binário) associado a bateria de 98 kWh para autonomia prevista de até 660 km, enquanto a outra variante é a de maior prestações, denominada Dual Motor, naturalmente composta por dois motores elétricos para potência combinada de 240 kW/320 cv (157 kW/210 cv do motor dianteiro mais 83 kW/110 cv do motor), em combinação com a bateria de 73 kWh de capacidade, para uma autonomia estimada de até 500 km.

 

Dois equipamentos 

Para simplificar a oferta, a Peugeot disponibiliza este modelo apenas em dois níveis de equipamento – Allure e GT. De série, conta já com faróis LED com assinatura luminosa das três garras, painel Panoramic i-Cockpit com ecrã duplo HD de 10' polegadas, tecnologia Peugeot i-Connect; Bluetooth com ligação a dois smartphones, Apple CarPlay e Android Auto sem fios, Pack VisioPark 1 (câmara de marcha atrás e sensores de estacionamento traseiro), acesso e ligação mãos-livres; banco deslizante da segunda fila, terceira fila e jantes de 19 polegadas, entre outros elementos. Para as versões “plug-in” e elétrica há equipamentos específicos como o cabo de carregamento trifásico Modo 3 de 22 kW para o EV.



No GT, a lista de equipamento é reforçada com elementos como os faróis Pixel LED, Panoramic i-Cockpit com ecrã curvo HD de 21 polegadas, iluminação ambiente, carregamento do smartphone por indução (15 W); Peugeot i-Connect Advanced com navegação conectada 3D, portão traseiro elétrico ou volante aquecido. A versão “plug-in” apresenta jantes em liga leve de 20 polegadas, havendo também equipamentos especiais para os EV, como o sistema de planeamento do itinerário com pontos de carregamento incluídos.


Até 31 de julho, o novo 5008 beneficia de condições especiais, sendo proposto a partir de 36.650 € na versão Hybrid, de 46.150 € na motorização Plug-In Hybrid e a partir de 48.150 € no E-5008.

 

Quanto a preços, a marca francesa propõe o modelo de entrada Hybrid 136 e-DCS6 a partir dos 39.150€ no nível Allure e dos 43.650€ no GT, ao passo que o Plug-in Hybrid 195 e-DCS7 tem preços desde 47.150€ e 52.150€ nos níveis Allure e GT, respetivamente. Por fim, o elétrico E-5008 de 210 cv com bateria 73 kWh tem preço de partida nos 49.150€ no Allure e nos 54.150€ no GT. As entregas estão previstas para setembro.

 


 

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