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Foto do escritorPedro Junceiro

Novo Porsche 911: GTS híbrido tem 541 cv

Atualizado: 31 de mai.

Versão GTS do desportivo da marca alemã ganha atualização e estreia tecnologia híbrida que melhora a experiência de condução. Potência: 541 cv. E também existem novidades nos Carrera.



Nome emblemático entre os automóveis desportivos, o 911 renova-se de forma profunda com o destaque a ir para a estreia da tecnologia híbrida no 911 Carrera GTS, colocando assim este modelo também no leque de superdesportivos eletrificados.

 

Recorrendo aos muitos ensinamentos da competição automóvel, a Porsche desenvolveu um sistema híbrido de baixo peso, denominado T-Hybrid, que tem como objetivo primordial incrementar as prestações e as sensações de condução da versão 911 Carrera GTS. Mas esse não é a única grande novidade desta atualização do 911: ostenta, igualmente, um desenho revisto, uma aerodinâmica melhorada, uma interior mais digital, uma melhoria no equipamento de série e uma conectividade aumentada.



Tudo pelas prestações 

Os engenheiros da Porsche sempre defenderam que a eletrificação apenas viria com o fim de melhorar o dinamismo do 911 e, com esta variante GTS, cumpriram os seus objetivos. O sistema T-Hybrid oferece uma potência combinada de 541 cv e 610 Nm de binário, sendo 61 cv mais potente do que o modelo precedente. Face a estes ganhos, o 911 Carrera GTS atualizado acelera de 0 a 100 km/h em 3,0 segundos e atinge uma velocidade máxima de 312 km/h.

 

O conjunto é composto por um novo motor "boxer" de 3,6 litros (485 cv e 570 Nm) associado à caixa automática de 8 velocidades PDK, novo turbocompressor elétrico de gases de escape, UM motor elétrico compacto e uma bateria também reduzida no tamanho para um peso que é apenas 50 kg mais elevado que o do modelo antecessor (1595 kg).



O sistema de alta tensão permite que o compressor de ar condicionado seja alimentado de forma elétrica e que a transmissão por correia seja omitida, o que torna o motor mais compacto. Isto cria espaço na parte superior para o inversor e para o conversor DC-DC. O diâmetro alargado de 97 mm e um curso aumentado para 81 mm aumentam a cilindrada em 0.6 litros em comparação com o antecessor, sendo de destacar também o controlo da árvore de cames (“VarioCam”) e comando de válvulas com balancins.

 

Solução a pensar na prontidão das respostas, o turbocompressor elétrico de gases de escape recém-desenvolvido tira partido de um pequeno motor elétrico colocado entre o compressor e a roda da turbina e que acelera de forma instantânea o turbocompressor para gerar pressão de forma imediata. O motor elétrico no turbocompressor também funciona como um gerador. Este permite gerar até 15 cv (11 kW) de energia elétrica. Uma das vantagens desta aplicação é a de permitir a utilização de apenas um turbocompressor em detrimento de dois como no antecessor. 



A Porsche associa os dois motores elétricos a uma bateria de alta tensão de baixo peso e compacta. Esta corresponde em tamanho e peso a uma bateria convencional de 12 volts, mas armazena até 1,9 kWh de energia (bruto) e funciona com uma tensão de 400 V. Para um peso total otimizado, a bateria de 12 V é de iões de lítio.

 

O motor síncrono de íman permanente está integrado na nova caixa de dupla embraiagem e apoia o "boxer" com binário adicional de até 150 Nm e até mais 40 kW de potência

“Desenvolvemos e testámos uma grande variedade de ideias e abordagens para chegar ao sistema híbrido que se adaptasse na perfeição ao 911”, indica Frank Moser, Vice-Presidente para as linhas de produto 911 e 718. “O resultado é um sistema único que se enquadra no conceito global do 911 e melhora significativamente a performance”, complementa.



Suspensão melhorada 

A suspensão do 911 Carrera GTS também passou por uma atualização profunda, passando a dispor agora de eixo traseiro direcional de série. Este sistema permite melhorar a agilidade a baixa velocidade e a estabilidade a velocidades elevadas. Paralelamente, a Porsche integrou o sistema de estabilização anti-rolamento Porsche Dynamic Chassis Control (PDCC) no sistema de alta tensão do sistema híbrido de alta performance, com recurso a um sistema de controlo eletrohidráulico.

 

Ainda ao nível do chassi, esta variante beneficia de suspensão desportiva com amortecimento variável (PASM) e diminuição da altura ao solo em 10 mm. De série, o Carrera GTS está também equipado com jantes de 20 polegadas e pneus 245/35 ZR20 à frente e de 21 polegadas com pneus 315/30 ZR21 no eixo traseiro.



Estilo revisto e aerodinâmica ativa 

Em traços gerais, a Porsche renovou o design exterior do 911 com alterações específicas com vista à melhoria da aerodinâmica e da performance. As alterações incluem novos para-choques específicos para cada modelo. Pela primeira vez, o Porsche 911 integra todas as funções de iluminação nos faróis em LED Matrix, de série, com a característica iluminação de quatro pontos, o que liberta espaço para tomadas de ar mais generosas.

 

A solução mais avançada é aplicada no 911 Carrera GTS, que dispõe de aerodinâmica ativa. A secção dianteira possui cinco flaps de refrigeração ativa dispostos na vertical e um flap oculto de cada lado. Pela primeira vez no 911, estes elementos são complementados por difusores dianteiros adaptativos na secção inferior da carroçaria, que são controlados em conjunto com as lamelas de refrigeração.



Todos estes elementos direcionam o fluxo de ar conforme necessário: quando as necessidades de refrigeração são mínimas, as lamelas fechadas otimizam a aerodinâmica. Em oposição, quando as necessidades de potência são elevadas – por exemplo, durante a condução em circuito – os flaps direcionam grandes quantidades de ar para os radiadores do automóvel. Os sensores para os sistemas de assistência estão agora localizados atrás de uma superfície brilhante por baixo da matrícula. 


A Porsche oferece como opcional os novos faróis em LED HD-Matrix com mais de 32.000 pontos de luz, capazes de iluminar a estrada a uma distância superior a 600 metros e com funções adicionais como as luzes dinâmicas de curva mediante o modo de condução, iluminação da faixa de rodagem e luzes de local de construção e em locais apertados.



Na traseira, a faixa de luz foi redesenhada, com um arco integrado e logótipo “Porsche”, juntando-se à grelha traseira com cinco lamelas de cada lado, conectada ao óculo traseiro para formar uma unidade gráfica que se funde com a asa traseira retrátil. A matrícula está situada em posição ligeiramente superior. Cada modelo dispõe, também, de sistemas de escape específicos, integrados no difusor. O sistema de escape desportivo está disponível como opção para os 911 Carrera. Já o 911 Carrera GTS possui de série um sistema de escape desportivo específico.


Os 911 Coupé contam com “Aero Kit” opcional que melhora ainda mais as "performances", incluindo um para-choques dianteiro SportDesign com "spoiler" dianteiro específico, saias laterais a conduzir e uma asa traseira fixa de baixo peso

 

Além das jantes já indicadas para o 911 Carrera GTS, a restante gama do novo 911 apresenta um total de sete opções de jantes de 19/20'' ou 20/21''. As jantes Exclusive Design com carbon blades, que reduzem o coeficiente de resistência ao ar e, desta forma, aumentam a eficiência, estão disponíveis pela primeira vez no 911 Carrera.



911 Carrera revisto em alta 

A variante 911 Carrera também será sujeita a uma renovação, a começar pelo motor boxer de 3 litros biturbo, amplamente revisto ao adotar o "intercooler" dos modelos Turbo, por exemplo, instalado sob a grelha da tampa traseira, na parte superior do motor. Com estas modificações, a Porsche consegue uma redução das emissões, mas também um aumento de potência para 394 cv e um aumento de binário máximo para 450 Nm.

 

O novo 911 Carrera Coupé acelera dos 0 aos 100 km/h em 4,1 segundos (3,9 segundos com o Pacote Sport Chrono) e atinge uma velocidade máxima de 294 km/h. Em comparação com o antecessor, estes valores de performance representam uma melhoria de 0,1 segundos e 1 km/h, respetivamente. 



Interior mais digital e mais conectado 

Nas variantes Coupé, a Porsche concebeu o interior do novo 911 como um veículo de dois lugares de série, embora uma configuração de 2+2 esteja disponível como opção, sem custos adicionais. No interior, mantém-se o ADN de "design" do 911 associado à tecnologia moderna: o conceito Porsche Driver Experience centra-se no eixo do condutor e numa operação mais intuitiva e rápida.

 

Os elementos de controlo essenciais foram dispostos diretamente no volante ou ao seu redor. Estes incluem o seletor de modos de condução de série, alavanca dos assistentes à condução revista e, pela primeira vez no 911, um botão de arranque – à esquerda do volante. No espaço de arrumação da consola central existe um compartimento para smartphones refrigerado, com função de carregamento por indução. 



Em estreia absoluta no 911 está o painel de instrumentos digital com ecrã curvo de 12,6'', que pode ser personalizado e oferece até sete opções de visualização, incluindo uma opção Classic exclusiva inspirada no design de cinco tubos com conta-rotações ao centro.

 

O sistema Porsche Communication Management (PCM) foi melhorado na sua conectividade e continua a ser operado através de um ecrã central de 10,9 polegadas. No entanto, a personalização dos modos de condução e o funcionamento dos sistemas de assistência ao condutor foram significativamente melhorados. Um código QR simplifica o processo de registo do PCM com o Porsche ID. O sistema Apple CarPlay está ainda mais integrado no veículo com a possibilidade de apresentar informações no painel de instrumentos e controlar funções do veículo diretamente no ecossistema Apple, como por exemplo, o assistente por voz Siri.



Preços desde 160.540€ 

A gama do renovado 911 divide-se entre Coupé, Cabrio e Targa. O novo 911 Carrera já pode ser encomendado como Coupé e Cabriolet com tração traseira. O 911 Carrera GTS está disponível também com tração integral e a variante Targa (em exclusivo com tração integral). Todas as variantes estão equipadas de série com a caixa PDK.

 

A Porsche oferece o novo 911 Carrera Coupé desde 160.540 €, enquanto os preços dos GTS Coupé começam nos 213.550 €

Por fim, o início das entregas tem início no final do verão para o 911 Carrera e no final de 2024 para o Carrera GTS. Com o relançamento do icónico 911, a Porsche atualizou quatro das seis séries de modelos em apenas alguns meses: Panamera, Taycan, Macan e o 911.


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