Francês da Toyota vence a ronda 4 do Mundial-2024, comemorando, igualmente, o 100.º pódio da carreira – neste “ranking” (e noutros!), mais e melhor, apenas Sébastien Loeb (140). Neuville (Hyundai) termina na 3.ª posição e mantém comando do campeonato.
A mudança na fórmula de pontuação introduzida este ano no WRC, com o objetivo de condicionar a poupança de pneus para a Power Stage que encerra os ralis, está a produzir resultados, por obrigar os pilotos a abordagens menos conservadoras… O sistema novo atribui pontos aos 10 primeiros classificados no final do programa de sábado, de 18 a 1, que são entregues apenas se o dia de domingo for cumprido até à bandeira de xadrez; neste caso, mais pontos para os sete primeiros, de 7 a 1, e os cinco mais rápidos na Power Stage, de 5 a 1.
Na ronda 4 do Mundial de 2024, que antecedeu a passagem do WRC por Portugal, de 9 a 12 de maio, Rali da Croácia, prova sobre pisos de asfalto e cimento com os 283,28 km ao cronómetro arrumados em 20 “especiais”. Thierry Neuville, no i20 N Rally1 da Hyundai, encontrava-se no comando da classificação no fim de sábado, protegendo bem 1.ª posição no campeonato, com 4,9 s de vantagem para Evans e 11,6 s para Ogier, ambos em Toyota GR Yaris Rally1. Mas, três galos, um poleiro!
No entanto, para o belga de 35 anos, domingo azarado. Na abordagem a esquerda lenta, Neuville demasiado rápido e Hyundai com o pacote aerodinâmico posterior destruído após colisão com árvore. O incidente fê-lo perder, também, cerca de 25 s e aconteceu na 2.ª “especial” do dia, quando tinha só 2,6 s de vantagem sobre o galês da Toyota que o persegue no Mundial (menos 6 pontos antes do arranque do rali).
Desconhecendo o incidente com o belga, Evans manteve o “ataque” e, na mesma especial, numa direita quase cega, protagonizou pião e perdeu 20 s para recolocar o Toyota na direção certa. Ogier, que mantinha a 3.ª posição desde o início do rali, não perdoou os erros/azares e, tão inesperada como surpreendentemente, passou para a liderança, com vantagem de 9,1 s sobre Evans a duas “especiais” da meta.
Sébastien Ogier, piloto com oito títulos mundiais no currículo que participa só em ralis pré-selecionados com a Toyota no campeonato de 2024, erra apenas (muito) raramente e, por isso, não desaproveitou a oportunidade de ganhar pela 2.ª vez na Croácia (em 2021, 1.º na edição de estreia do país balcânico no calendário!). Para o francês, 59.ª vitória (e 100.º pódio) da carreira.
“Uma semana dura”, reconheceu Ogier, que teve Vincent Landais no banco direito do GR Yaris Rally1. “A nossa posição de partida penalizou-nos, mas mantivemos a concentração e a pressão, nunca desistimos. Passámos por diversos episódios de sobressalto, mais do que alguma vez tinha vido num rali, mas ganhámos. Tenho de sentir-me feliz – também pela equipa”, disse Ogier. Nas quatro passagens do WRC pela Croácia, quatro vitórias da Toyota, que passa a somar mais sete pontos que a Hyundai no campeonato de construtores.
Já Neuville, combinando a 3.ª posição final com os 18 pontos ganhos por liderar o rali no fim do programa de sábado, manteve o comando do Mundial de Pilotos e os 6 pontos de vantagem sobre Evans, depois de cumprida a ronda 4 de campeonato com 13. “É o que é! Depois de dias muito bons, infelizmente, tivemos um episódio mau. Ganhámos pontos importantes. Não conseguimos fazê-lo na Power Stage, é verdade, mas estes carros, sem a asa traseira, são impossíveis de pilotar”, disse o belga da Hyundai.
Takamoto Katsuta (Toyota) ganhou o máximo de 7 pontos neste “Super Domingo” e Adrien Formaux (Ford Puma Rally1) somou os 5 reservados ao 1.º na Power Stage. No WRC2, vitória de Nikolay Gryazin (Citroën C3 Rally 2). No WRC3 e no J-WRC, 1.ª posição para Romet Jürgenson (Ford Fiesta Rally3). O bicampeão Kalla Rovanpera (Toyota) não integrou a Croácia no miniprograma que planeou para o campeonato de 2024.
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