O Opel Safety Vehicle foi apresentado em 1974 como um estudo de engenharia que proporcionava uma visão do que poderia vir a ser a segurança automóvel no futuro.
Em 1974, a Opel apresentou o seu Safety Vehicle, um estudo da segurança automóvel do futuro desenvolvido com base num Kadett C, o qual proporcionou, na altura, um vislumbre do que poderiam vir a ser as tecnologias adotadas pelos automóveis de forma a minimizar as consequências de um acidente.
Batizado OSV 40, a designação Opel Safety Vehicle faz-se acompanhar do “40” pois essa foi a velocidade de impacto frontal para o qual foi concebido, 40 milhas por hora, o equivalente a 64 km/h. O estudo foi apresentado há 50 anos pela Opel na “Conferência Técnica Internacional sobre a Segurança Reforçada de Veículos”, em Londres, no Reino Unido.
A Opel conseguiu manter o peso final abaixo dos 1.000 kg definidos como objetivo – 960 kg - apesar de todos os elementos adicionais incorporados. O OSV 40 cumpriu também com os objetivos em termos de testes de colisão, sendo possível, por exemplo, abrir as quatro portas sem recurso a ferramentas após um embate frontal a 65 km/h. O OSV 40 foi, igualmente, submetido a testes de embate traseiro e lateral, bem como a um teste de capotamento a 48 km/h.
O OSV 40 cumpriu com todos os objetivos em termos de testes de colisão, sendo possível, por exemplo, abrir as quatro portas sem recurso a ferramentas após um embate frontal a 65 km/h
Entre os componentes especialmente desenvolvidos para a sua construção, o OSV 40 contava com uma coluna de direção com elementos de absorção de impacto, zonas de deformação à frente e atrás e ainda uma célula de segurança para proteger os passageiros no habitáculo. Os para-choques foram igualmente preenchidos com espuma de poliuretano, dando-lhes mais capacidade de absorção de energia. Os membros estruturais do tejadilho foram reforçados e as costas dos bancos dianteiros foram aí ancoradas, embora estes continuassem a poder ser regulados. O para-brisas laminado foi também colado diretamente à carroçaria para aumentar a rigidez estrutural.
Por dentro, todas as superfícies com as quais os passageiros pudessem embater foram amortecidas com espuma e estava disponível um sistema central de alerta da Hella que controlava 11 funções e indicava possíveis erros através de luzes. A traseira incluía luzes de travagem de emergência adicionais, posicionadas de forma ideal para os condutores que seguissem atrás. A iluminação dianteira contava ainda com ajuste do alcance para evitar encadeamento dos condutores em sentido contrário.
O habitáculo contava ainda com bancos dianteiros aumentados que criavam uma divisória relativamente ao compartimento traseiro e os apoios laterais melhorados impediam que o condutor e o passageiro colidissem em caso de impacto lateral. Os quatro bancos do OSV 40 contavam todos com cintos de três pontos, sendo que os dianteiros já dispunham inclusivamente de um sistema automático de tensão dos cintos de segurança. Tudo isto há cinco décadas.
Comentários