A Volkswagen Veículos Comerciais está a comemorar o 75.º aniversário do Pão de Forma, o automóvel mais icónico da gama da subsidiária do fabricante alemão. O primeiro Transporter, o T1, saiu das linhas de montagem da fábrica de Wolfsburg a 8 de março de 1950. Desde então, fizeram-se mais de 12,5 milhões de unidades e sete gerações e, em junho de 2022, iniciou-se a produção do ID. Buzz inspirado no original da “espécie”, que existe só com motorizações elétricas.

A divisão de Veículos Comerciais da Volkswagen está a comemorar os 75 anos do automóvel mais icónico da gama, que é, também, o comercial há mais tempo em produção na Europa e, entretanto, pelas formas da carroçaria, ganhou o cognome de Pão de Forma: o Transporter (ou T1)! A primeira unidade foi produzida na fábrica de Wolfsburg, Alemanha, a 8 de março de 1950. Desde então, produziram-se mais de 12,5 milhões de exemplares, a maioria em Hanover, também na Alemanha, que assegura a montagem da “família” desde 1956.
Comercial europeu de maior sucesso na história do automóvel
O comercial europeu de maior sucesso na história do automóvel tornou-se objeto de culto há muitos anos, facto que explica a fidelidade da Volkswagen ao conceito original. De resto, entre o T1 e a sexta geração (T6) introduzida em 2016, recorreu-se sempre à uma plataforma para produzir todas as variantes do modelo. Todavia, a necessidade de assegurar o cumprimento de regras de proteção ambiental cada vez mais restritivas e “acelerar” a mudança de paradigma, do motor térmico para o elétrico, impos adaptação e, por isso, em 2021, introduziu-se o Multivan com sete lugares e tecnologia híbrida Plug-In. Pouco tempo depois, em 2022, apresentação do ID. Buzz disponível apenas com motorizações elétricas.

Mais recentemente, a Volkswagen Veículos Comerciais apresentou gama nova do Transporter, propondo uma terceira série de modelos. Assim, atualmente, a gama tem três pilares e seis modelos: Multivan e California partilham a plataforma MQB, ID. Buzz e ID. Buzz Cargo assentam na MEB, e Transporter e Caravelle contam com arquitetura desenvolvida “à medida” das exigências e necessidades de utilizações mais profissionais! Todos os automóveis “comungam” o ADN do T1, história que a marca alemã não pretende mudar.
Sintetizando o percurso do Pão de Forma, que “nasceu” como Type 2, por tratar-se do segundo automóvel da Volswagen (o primeiro foi o Type 1, a designação interna do Carocha!), o T1 produziu-se de 1950 a 1967 – na primeira versão, com 4,10 m, o compartimento de carga com painéis fechados disponibilizava 4,5 metros cúbicos de capacidade e o motor de 4 cilindros “boxer” disponibilizava 18 kW (25 cv), facto que permitia 80 km/h. A variante mais especial, e o clássico entre os clássicos, foi apresentado em junho de 1951 e os fãs batizaram-na como “Samba bus”. Contava com nove pessoas e tinha até 23 janelas, pintura bicolor e especificação luxuosa que incluía até um teto panorâmico que podia dobrar-se!
Em julho de 1967, após a produção de mais de 1,8 milhões de exemplares do T1 – automóvel fabricado no Brasil até 1975! –, introdução do T2, que “saiu de cena” só em 1979 e após a montagem de mais de 2,2 milhões de unidades – também neste caso, o modelo continuou a fabricar-se depois de descontinuado na Alemanha, no no México e no Brasil, atingindo-se o fim da linha apenas em 2013. De permeio, T3 entre 1979 e 1992, T4 entre 1990 e 2003 e T5 entre 2003 e 2015. E as três gerações beneficiaram de todos desenvolvimentos tecnológicos disponíveis nos ligeiros de passageiros da Volkswagen.
Finalmente, de 2015 a 2022, fabricaram-se o T6 e o T6.1, e o T7 foi apresentado em 2022 (Multivan). Em 2024, as derivações Transporter e Caravelle apresentaram-se “ao serviço”, ambas com motorizações a gasóleo, híbridas Plug-In ou elétricas! Na prática, na gama, existem propostas para o trabalho, a família, o lazer e aventura… Para a comemoração dos 75 anos do ícone, anunciam-se dois eventos: o primeiro em Wolfsburg, a 24 e 25 de maio, o segundo a 1 de junho, em Hanover.
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