top of page
Foto do escritorPedro Junceiro

Pagani cria Utopia a “céu aberto”

A marca italiana de hiperdesportivos revela o Utopia Roadster, o mais recente modelo especial que procura combinar sofisticação e exclusividade, sendo limitada a 130 unidades. Mantém o motor V12 e o peso exatamente igual ao do coupé (1280 kg)



Reconhecida pelos seus atributos bastante especiais, a Pagani revelou a sua mais recente criação especial, o Utopia Roadster, que permite viajar a “céu aberto” e tirar partido da sonoridade do motor V12 de 864 cv associado a uma caixa manual.

 

Tendo por base a versão coupé, o Utopia Roadster mantém o desempenho e a agilidade desse, com capota rígida que não alterarou em nada o peso do modelo: isto porque, graças à utilização de materiais compósitos (sobretudo, carbono), o Utopia Roadster pesa apenas 1280 kg, exatamente o mesmo que a versão Coupé.


Esta particularidade explica-se pela própria génese do hiperdesportivo. O Projeto C10, nome de código do Utopia, nasceu já com a ideia de ser produzido como Roadster e Coupé, ao contrário das versões roadster do Zonda e do Huayra, as quais foram concebidas após as respetivas versões fechadas. No caso do Utopia, o desenvolvimento das duas variantes em conjunto permitiu então a partilha de diversos elementos estruturais que obrigassem a poucas mudanças entre ambas as variantes.



Além da capota rígida, em si própria uma peça de design, existe uma outra capota em tecido, que pode ser guardada numa mala atrás dos dois bancos e que permite, efetivamente, ser colocada no veículo em vez do teto rígido nos dias mais frescos. Ou seja, o mesmo automóvel pode transformar-se em três versões diferentes.


O desenho do Utopia Roadster teve em conta o baixo coeficiente de resistência aerodinâmica

 

O desenho do Utopia Roadster teve em conta o baixo coeficiente de resistência aerodinâmica sem recorrer a grandes apêndices salientes. Com isto em mente, os engenheiros da Pagani efetuaram um estudo meticuloso dos fluxos de ar no túnel de vento. Os fluxos de ar para a refrigeração e para a admissão também foram aperfeiçoados, contribuindo de forma essencial para o desempenho e a estabilidade do automóvel.



Interior de excelência

A bordo do Utopia Roadster, os tapetes têm uma textura específica que evoca o mundo náutico e a chave foi redesenhada, lembrando o perfil da versão aberta. Mesmo com a capota rígida colocada, a marca de Horacio Pagani preocupou-se em oferecer um interior com luminosidade abundante, graças à presença de uma única grande janela no tejadilho.

 

O painel de instrumentos conta com elementos analógicos, remetendo para a inspiração artesanal da alta relojoaria. O velocímetro e o tacómetro de grandes dimensões revelam parte do seu funcionamento interno, ao passo que o conjunto central de quatro mostradores permite que informações essenciais como a pressão do óleo e as temperaturas sejam lidas de forma fácil. À frente do condutor, um visor simples permite gerir os aspetos para os quais é necessário um ecrã, como o infoentretenimento, a navegação ou a câmara de marcha-atrás.



Quanto aos bancos, a escolha quase infinita de cores e materiais torna-se ainda mais importante, uma vez que o interior do automóvel está constantemente exposto a olhares alheios. De resto, o modelo está repleto de detalhes de grande refinamento, como a conceção cuidada dos pedais ou o volante nascido de uma peça única com um peso final de apenas 1,6 kg.


Sistema V12 da AMG 

Sem recorrer a elementos híbridos, o Pagani Utopia Roadster volta a confiar no motor V12 biturbo de 864 cv de potência e 1100 Nm de binário máximo, fornecido pela Mercedes-AMG e construído por um único artesão.

Em parceria com a Xtrac, a Pagani concebeu uma caixa manual de sete velocidades capaz de lidar com o binário do V12, compacta e posicionada transversalmente atrás do motor, ligada a uma embraiagem de disco triplo leve e ajustável.



Noutra nota, o Utopia Roadster será o primeiro automóvel de sempre a dispor do sistema de segurança de pneus Pirelli Cyber Tyre, que recorre a sensores avançados no interior do piso para proceder a um “diálogo” entre os pneus e o veículo. Graças a essa comunicação, os sensores dos pneus conseguirão enviar informação para os sistemas de segurança e de estabilidade do Pagani, para assegurar a máxima performance e segurança geral.

 

De série, contará com dois tipos de pneus da Pirelli, os P Zero Corsa e P Zero Winter, em medidas de 21 polegadas à frente e de 22 polegadas atrás.

 

A estreia oficial irá decorrer na Semana Automóvel de Monterey, estando prometidas apenas 130 exemplares do Utopia Roadster. O preço de cada unidade rondará os 3.1 milhões de euros antes de impostos.

0 comentário

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page