top of page
Logotipo | e-auto

Peugeot, DS e Jeep têm lideranças novas

Foto do escritor: Pedro JunceiroPedro Junceiro

Atualizado: 5 de fev.

A Stellantis anunciou mudanças nas lideranças de diversas marcas do consórcio, com Peugeot, DS Automobiles e Jeep a contarem com administradores-delegados novos, reestruturação que avançou antes da confirmação do nome do substituto de Carlos Tavares no comando do grupo.



De uma só assentada, a Stellantis altera os cargos de liderança das marcas Peugeot, DS Automobiles e Jeep, numa medida que a companhia justifica com a necessidade de obter “o equilíbrio certo entre as responsabilidades regionais e globais para aumentar a velocidade de decisão e de execução”.

 

A Stellantis adianta que estes ajustamentos organizacionais específicos permitem às regiões dispor de capacidades locais reforçadas para tomada de decisão e execução no que respeita ao planeamento e desenvolvimento de produtos, atividades industriais e comerciais, mantendo a coordenação com as funções globais da empresa.



Assim, entre as principais novidades estão a nomeação de Alain Favey para liderar a marca Peugeot (sucedendo a Linda Jackson, que se retirou após 20 anos na companhia), Xavier Peugeot para liderar a DS Automobiles (sucedendo a Olivier François, que esteve na liderança da marca desde julho de 2023) e Bob Broderdorf para liderar a Jeep (que sucede a Antonio Filosa).


Além disso, a unidade de veículos comerciais Stellantis Pro One passará a ser liderada por Anne Abboud.

 

Segundo o Presidente da Stellantis, John Elkann, estes anúncios “simplificarão ainda mais a nossa organização e aumentarão a nossa agilidade a nível local e o rigor da execução. Estamos ansiosos para impulsionar o crescimento, fornecendo aos nossos clientes uma escolha ainda maior de excelentes veículos de combustão, híbridos e elétricos”.



Mexidas estratégicas 

Adicionalmente, as atividades de “software” passarão a estar integradas numa organização de Desenvolvimento de Produtos e Tecnologia, liderada por Ned Curic, racionalizando o processo de introdução no mercado de produtos e serviços inovadores para todas as marcas em todos os mercados onde a empresa opera.

 

Algumas das mexidas passam pela reafetação de alguns dos anteriores administradores-delegados: Filosa passará a ser responsável de operações para a região da América, posição que irá acumular com a de líder global da área de Qualidade, ao passo que Olivier François irá liderar um novo gabinete de Marketing da Stellantis, que reagrupa os profissionais daquela área para melhor apoiar as marcas, em particular através da publicidade, eventos globais e patrocínios.

 

Por último, os Assuntos Corporativos e a Comunicação são combinados e passam a ser responsabilidade de Clara Ingen-Housz.

 

Conforme anunciado no início de dezembro de 2024, o processo de nomeação do novo administrador-delegado (CEO) está a decorrer e está a ser gerido por um Comité Especial do Conselho de Administração, esperando-se que esteja concluído no primeiro semestre de 2025.

0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page